Photoshop CS pensa grande No ratings yet.


04/02/2004

Os designers não têm do que se queixar. Nem os fotógrafos. O novo Photoshop Creative Suite tem um monte de recursos novos aqui, outros aprimoramentos ali que garantem a execução dos trabalhos de criação mais exigentes.

Um dos destaques é a evolução do File Browser (à esquerda). Na versão 7 era possível apenas navegar e abrir os arquivos. Agora, o File Browser traz prévias de imagens em alta definição, permite salvar as configurações da área de trabalho segundo critérios do próprio usuário e, em um recurso claramente inspirado em programas de correio eletrônico, possibilita a sinalização das imagens mais importantes com marcadores (flags).

Após importar as imagens da câmera digital, dá para selecionar as mais importantes, girar as fotos na horizontal ou vertical pelo navegador e pedir para o Photoshop gerar uma folha de contatos com os cliques selecionados. Em alguns instantes, surge um novo arquivo de imagem com miniaturas de todas as fotos. Esse recurso automatizado vale também para gerar galerias de imagens para a web sem esforço e apresentações de slides em formato PDF.

O Photoshop CS pensa grande. Fotógrafos profissionais conseguem trabalhar para valer em imagens de 16 bits, no lugar dos 8 bits convencionais. Isso significa que o software lida com 32 mil tons por canal de cor, contra os 256 tons disponíveis anteriormente. Isso vale também para camadas, pincéis, textos e formas.

Dois bons recursos de tratamento de imagem merecem destaque. O Match Color, importado do editor de vídeo Premiere, também da Adobe, aplica características de cor presentes em uma imagem em outros arquivos. Já o Shadows/Highlights, no menu Image/Adjustments (imagem ao lado), altera as configurações de modo a remover sombras e ajustar a luminosidade.

Como os outros programas da família Creative Suite – que inclui também o Illustrator, o InDesign e o GoLive –, o Photoshop ganhou a capacidade de criar arquivos no formato PDF (Portable Document Format) e a de abrir arquivos de outros aplicativos CS sem precisar importar ou exportar os formatos. Quem comprar o pacote Creative Suite completo pode ainda usar o programa Version Cue para gerenciar arquivos e grupos de trabalho de forma integrada em uma rede de micros.

O Photoshop CS só pode ser executado em computadores com sistema operacional Windows 2000 ou XP e, no Macintosh, seu uso é restrito à versão 10.2.4 (ou superior) do Mac OS X. Como é comum em editores de imagem profissionais, é recomendável adicionar memória e gigabytes de espaço em disco para não sofrer com a lentidão do sistema.

Site relacionado: www.adobe.com.br

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *