Philco cria TV capaz de acessar internet


21/11/2003

A Philco, braço de eletroeletrônicos da Itautec Philco, começa a vender nesta quinta-feira o NeTVision, primeiro modelo de televisor do mercado capaz de acessar a internet. Fruto de um investimento de R$ 10 milhões e dois anos de trabalho da engenharia da Philco, o modelo, no entanto, tem restrições para o acesso à web e um preço que pode inviabilizar seu uso pela população que ainda não dispõe de computador em casa.

O preço do produto, de R$ 1.600, pode ser caro demais para um televisor, ainda que seja parecido com o de um PC. Mas o NeTVision não tem as mesmas funções de processamento de um PC.

O equipamento é uma televisão analógica de 20 polegadas com uma placa de processamento de vídeo desenvolvida internamente para aprimorar a qualidade da imagem. O processador, desenvolvido também especificamente para o modelo, equivale a um Pentium 266 MHz. A internet é um dos canais da TV, o que impede navegar e assistir à TV ao mesmo tempo.

Como não tem disco rígido, no entanto, ao contrário dos microcomputadores, o NeTVision não permite baixar e salvar arquivos. Por isso, páginas da web feitas no padrão PDF, por exemplo, que exigem a instalação do software Acrobat, não podem ser abertas porque não há onde armazenar o software.

A TV também exige que o usuário tenha uma conexão contratada com um provedor, de banda larga ou estreita. Caso ele opte pela banda estreita (linha discada), mais barata, terá que ficar tentando ligar para o provedor em cada conexão, já que também não é possível baixar um discador automático.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.