Peter Gabriel leva publicidade à música online

10/05/2007

O cantor Peter Gabriel lançou esta semana o serviço de música online We7. O ex-integrante do grupo Gênesis é um dos fundadores do site, que oferece downloads gratuitos de músicas em formato MP3. O sistema quebra o DRM (“Digital Rights Management”) ou GDD – Gestão de Direitos Digitais, em português – que controla os direitos autorais e restringe a difusão de conteúdo digital. Apesar disso, o We7 permite que os artistas recebam pelas cópias de suas músicas. O pagamento dos “royalties” é possível graças ao formato baseado em publicidade.

Todas as faixas disponíveis são precedidas por um anúncio, o que permite distribuir o lucro gerado entre os músicos. Em entrevista ao jornal britânico The Sunday Times, Gabriel afirma que a adoção do modelo surgiu como uma proteção contra a
pirataria online. “Esta é uma forma de resolver o dilema. É algo que vai acontecer quer eu goste ou não”, explica. Mas o sistema promete ter grande aceitação entre os artistas, sobretudo na divulgação de talentos emergentes.

O We7 permite ainda a compra de faixas para usuários que não estão dispostos a ouvir propaganda, que tem duração de aproximadamente 10 segundos. No entanto, anuncia que é possível remover os anúncios quatro semanas após o download.

Para atrair anunciantes, o site aposta na segmentação da mídia “Off-Web”. Ao efetuar um cadastro obrigatório, os usuários fornecem dados como idade, sexo e área de residência. Gabriel declara que pretende, ao longo do tempo, expandir o perfil do público por meio da solicitação de informações adicionais. “Poderemos aumentar nossa capacidade de assegurar a relevância de qualquer mensagem”, afirma.

Modelo não é novidade

O modelo criado pelo grupo de Peter Gabriel não é totalmente
inovador . O site canadense Spiralfrog funciona de modo semelhante. Ele está em fase de testes há cerca de nove meses e conta com apoio da Universal Music. O Playble, lançado pelo Pirate Bay na semana passada, também permite o pagamento dos artistas. No entanto, os usuários efetuam pagamento mensal pelo download das músicas.

O We7 está disponível em fase de testes, mas deve ser lançado comercialmente no mês de julho. Clique
aqui para conhecer o site.


Helena Junqueira

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *