Pesquisa mostra reação de internautas à publicidade online
30/09/2004
O estudo Eyetrack realizado pela Netydea mostra um dado preocupante: os usuários evitam a publicidade online. Chamar a atenção desses internautas é muito importante e para isso, a localização do anúncio é preponderante. A pesquisa revelou que a publicidade mostrada na parte superior e à esquerda dos sites é mais visualizada.
O estudo, elaborado a partir do controle do movimento dos olhos de 46 pessoas durante uma hora enquanto navegavam pelos principais sites de notícias mundiais, permitiu estabelecer quais os locais das páginas que são mais efetivos para publicar anúncios.
68% dos usuários analizados tendia a fixar sua atenção na coluna esquerda dos sites e 55% na parte superior, sendo que os mais efetivos são os situados abaixo da barra superior.
O relatório Eyetrack acrescenta que a proximidade de conteúdo não publicitário ao anúncio pode ser a chave para chamar a atenção dos usuários, já que seus olhos paravam nos anúncios perto da informação que os interessava enquanto que, nos anúncios separados das notícias por uma barra ou um espaço em branco, somente passavam os olhos.
Quanto ao conteúdo do anúncio, os internautas analisados prestaram muito mais atenção nos anúncios com texto do que nos que continham imagens. Nos testes realizados, os anúncios de texto capturaram o olhar dos usuários uma média de 7 segundos a mais do que a média de atenção dedicada a anúncios com pouco ou sem texto.
Nas páginas de artigos, os half pages ou anúncios de meia página foram os que obtiveram melhores resultados. (segue, em espanhol)
Veja o estudo
Com tradução da emarket
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