Pesquisa mostra preocupação de empresas com TI


21/06/2003

Uma pesquisa inédita realizada pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, em parceria com Internet Business Boucinhas & Campos, que atua na prestação de serviços de consultoria em Internet, e com a Universidade de Brasília (UnB), sob supervisão geral da Universidade de Sheffield, do Reino Unido, mostra o quanto as empresas estão preparadas para a Economia Digital e o quanto elas se preocupam com a tecnologia, hoje, no Brasil. Realizado simultaneamente em 50 países do mundo, o estudo foi feito com 51 empresas com atuação no País.

A economia digital vem sendo objeto de estudos métricos de toda natureza, como mesmo lembra Cid Torquato, em todas as partes do mundo. “É fundamental aprendermos a usar os recursos da Internet para gerar informações estratégicas em gestão empresarial, relações com o cliente e benchmarks de mercado, buscando o crescimento de produtividade e competitividade nas empresas “, assegura o diretor executivo da Camara-e.net.

Para Luciana Mourão, doutoranda da área de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB), essa pesquisa é importante para ajudar a mensurar como o comércio eletrônico está formulado atualmente e como ele irá afetar as organizações no mundo. “A idéia é mostrar o quanto os negócios eletrônicos geram de impacto dentro das empresas hoje. Uma das perguntas que costumamos fazer é: qual será o cenário das companhias no futuro?”, lembra Luciana. “Esse estudo nos ajuda a ter uma melhor visão do quanto mudam as estruturas de trabalho nas corporações com a chegada do e-business.”

A pesquisa foi focada em executivos de empresas dos setores público e privado que, de forma direta, transacionam pela Internet. “O estudo abrangeu meia centena de respondentes, com a aplicação de questionário com alternativas de resposta única”, diz Raul Hara, gerente da Internet Business Boucinhas & Campos. “O fato dos entrevistados serem, em sua maioria, sócios da Camara-e.net dá maior credibilidade aos resultados, pelo simples fato de que o perfil dos associados desta entidade é altamente representativo junto ao empresariado brasileiro.” A Camara-e.net possui, hoje, cerca de 160 empresas associadas. (segue)

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.