Pesquisa de opinião é aliada do marketing


25/08/2005

Pesquisas de opinião servem para avaliar conceitos em relação a produtos, marcas, preferências, tendências de mercado. De uma forma geral, as pesquisas ajudam a definir o posicionamento de um público em relação a diferentes assuntos, contribuindo assim para definição do valor do que está sendo pesquisado e também do perfil do público-alvo da pesquisa. Essa é uma das mais antigas formas utilizadas para avaliação e posicionamento de empresas (e seus produtos) no mercado, fator preponderante para planejamento de ações administrativas, comerciais e de marketing.

As pesquisas procuram identificar tendências e detectar demandas, gerando conhecimento e subsidiando a gestão das empresas em áreas sociais, culturais e, é claro, de negócios.A pesquisa de opinião tamém é um meio eficaz para identificar problemas e buscar soluções. Os estudos de assuntos ligados a negócios, normalmente são de interesse privado. Apesar disso, são importantes para o público em geral porque colaboram na obtenção de conhecimento sobre temas que fazem parte do dia a dia das pessoas. Descobrir a marca de lavadora mais utilizada ou com maior aceitação no mercado, provavelmente vai indicar também a melhor lavadora, o que é essencial para as donas de casa que vão comprar esse produto futuramente. Principalmente para as empresas, estabelecer um feedback contínuo, crítico e interdependente com acionistas, colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e público em geral colabora para o crescimento e fixação da própria empresa, seus produtos e sua marca.

Para isso, a internet é uma forte aliada que proporciona, de forma abrangente, a obtenção de opiniões através de pesquisas encaminhadas por e-mail ou através de enquetes, que ajudam a definir o perfil dos usuários de um determinado site. Estes usuários são pontenciais consumidores, daí a importância de conhecer suas opiniões. Hoje, é normal encontrarmos em muitos sites, enquetes sobre temas identificados com o mercado em que a empresa/organização esteja inserida, o que contribui, além da obtenção de dados imprescindíveis, para o estabelecimento de um relacionamento interativo com o público.

Na verdade, a internet, por ser ainda um veículo que está conquistando seu espaço como ferramenta de negócios e marketing, exige que vendedores, compradores, anunciantes e agências conheçam o mercado em que estão inseridos. E por ser o mais interativo dos meios de comunicação, a internet e as pesquisas de oinião permitem obter resultados de forma imediata e com grande veracidade das informações.

Não apenas empresas especializadas, como o Ibope, por exemplo, mas todas empresas, de uma forma geral, devem estar atentas ao mercado e ao seu cliente. Por isso, conhecê-lo é imprescindível para a obtenção de sucesso. E a internet está se tornando um importante instrumento que vai colaborar muito para isso. Para a obtenção de sucesso.

Ricardo Prates Morais é editor chefe da emarket News e consultor da emarket (www.emarket.ppg.br), agência de marketing e publicidade online.

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