Pesquisa da EIAA demonstra benefícios de anunciar online


25/11/2002

A Associação Européia de Publicidade Interativa (EIAA) divulgou na semana passada os resultados da primeira fase (Alemanha) de sua primeira pesquisa continental. O estudo deixou claro como a publicidade online pode auxiliar os profissionais de marketing a planejar campanhas multi meios mais eficazes e eficientes.

As principais descobertas desse estudo, baseado em um painel de consumidores e utilizando como metodologia uma medição diária por domicílio associada a uma pesquisa online para medir o impacto das marcas, levando a cabo a análise de seis campanhas multi meios para grandes marcas como Sony Ericsson (celulares), e-plus (operadora de telefonia celular) e OB (bens de consumo não-durável), foram os seguintes:

Alcance- Primeiramente, descobriu-se que o uso de publicidade online adicionou 16% de alcance de audiência sobre e acima dos 48% gerados pela TV, isto é, os anunciantes alcançaram 16% de audiência através da publicidade online por si mesma, estendendo significativamente o alcance da campanha.

Eficácia- Em segundo lugar, o estudo revelou que o uso da publicidade online e na TV em conjunto multiplicou o impacto na medição da percepção de marca. Por exemplo, a publicidade online utilizada separadamente alavancou 4,7% em recall espontâneo, enquanto que a TV gerou um aumento de 21,7%, embora quando usados em conjunto, o percentual tenha subido para 31,2%. Esse efeito multiplicador é forte evidência da sinergia entre as duas midias.

“Esses resultados iniciais da pesquisa da EIAA demonstram que a internet tornou-se parte essencial das campanhas das grandes marcas em função de seu alcance e de sua eficácia na contrução da marca”, disse Michael Kleindl, presidente do conselho da EIAA e CEO da AdLINK Internet Media AG. “As próximas fases de nossos resultados incluirão o estudo de questões relevantes como a eficiência de custos de midia. Esse estudo é o primeiro passo importante para trazer a publicidade online para seu lugar de direito no orçamento geral de publicidade”, adicionou.

Per-Axel Larsson, diretor de Comunicação e Marketing da Sony Ericsson EMEA, disse ainda que “A pesquisa da EIAA demonstra a importância para as grandes marcas do uso de midias variadas para obter o máximo de efeito. Nós vemos isso como um significativo passo adiante, não só para o mercado online, mas para toda a indústria de marketing.”

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