Perspectivas para a publicidade online em 2010

15/03/2010

No ano passado foram investidos entre R$ 935 e R$ 940 milhões em publicidade online no Brasil. Segundo ele, apesar do crescimento da internet, esse valor representa 4,17% do bolo publicitário nacional e equivale a 1/60 do que acontece no Estados Unidos. Foi o que afirmou Ari Meneghini, diretor executivo do Interactive Advertising Bureou Brasil (IAB Brasil), na palestra “Como está o mercado digital e quais as perspectivas para 2010”, proferida no II Digitalks que ocorreu em São Paulo no dia 09/03.
Segundo o executivo, 10% do investimento das companhias norte-americanas vai para mídia digital comprada. “E só esse percentual equivale a bem mais que o bolo publicitário brasileiro”.

Uma pesquisa realizada pelo IAB constatou que, das 500 principais empresas do País, 50% não possuem plano na web e 60% delas afirmam que a internet não tem métricas. “A geração que domina as empresas é a offline, por isso a dificuldade em enxergar os benefícios do mundo virtual”, afirmou. Ao mostrar esses resultados, Meneghini mostrou a força do mercado online.

Em 2009, aproximadamente 69 milhões de brasileiros acessaram a web. A classe C é a que mais cresceu, em dezembro do ano passado haviam 24,5 milhões de usuários residenciais ativos e quase 50% dos acessos foram feitos em locais públicos. 53% dos internautas brasileiros são da classe C, D e E.

Segundo o palestrante, o mercado nacional tem muito a crescer e, entre as tendências da internet para este ano, estão o crescimento da classe C, D e E na internet, o crescimento no acesso às redes sociais e o aumento do investimento dos anunciantes em mídia social, entre outras.

Para finalizar, Meneghini foi otimista e afirmou que, de acordo com estudo feito pelo IAB no final de 2009, 78% dos anunciantes e 91% das agências pretendem investir na web este ano.

Nos EUA, a previsão é que, em 2010, as empresas investirão, pela primeira vez, a maior parte de seu orçamento de publicidade na internet em contraponto à mídia impressa. De acordo com um estudo da empresa especializada Outsell divulgado no dia 08/03, a propaganda on-line representará um total de US$ 119,6 bilhões em 2010, contra US$ 111,5 bilhões da tradicional, segundo a pesquisa.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.