Pequeno agricultor adere ao e-commerce


02/08/2005

Uma ferramenta inovadora para incrementar o comércio de produtos agrícolas pela internet é a novidade da Embrapa Meio-Norte, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

A idéia é modernizar o Sistema de Informação e Promoção de Produtos e Serviços da Agricultura Familiar (Sispaf), uma plataforma de comércio eletrônico que funciona desde 2004 em fase piloto no Piauí.

O novo sistema online, que funcionará inteiramente em software livre e sem nenhum custo ao usuário, permitirá a comercialização de produtos diretamente pelo pequeno agricultor. Basta que o produtor cadastre os itens disponíveis, informando quantidades, preços e a época em que deseja vendê-los.

As informações serão publicadas no site do Sispaf a diferentes públicos, como associações, cooperativas, restaurantes e supermercados.

“Estamos em fase de incorporação de novas funcionalidades ao sistema que inclui, por exemplo, a possibilidade de emitir boleto bancário, controlar o estoque dos produtos pela web e visualizar relatórios com dados sobre o histórico de ofertas”, disse Carlos Freitas, coordenador do trabalho, à Agência FAPESP.

Para usar o sistema, os agricultores e compradores podem acessar diretamente a internet ou procurar os sindicatos rurais de seus municípios. De acordo com Freitas, a Empresa Técnica de Extensão Rural (Emater) demonstrou interesse em implementar a nova versão do Sispaf, que deverá estar disponível aos agricultores dentro de um ano, em Minas Gerais e São Paulo.

O projeto de modernização do Sispaf, desenvolvido em parceria com a Embrapa Informática Agropecuária, de Campinas, e o Genius Instituto de Tecnologia, de Manaus, é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Site relacionado: www.cpamn.embrapa.br/sispaf

Agência FAPESP

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