Pequenas empresas podem contar com site de consultoria gratuita

25/04/2005

No portal do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), empreendedores têm acesso gratuito a informações básicas sobre questões que vão da alimentação à gestão. A proposta é mostrar que a tecnologia é um dos maiores aliados do crescimento, apresentando soluções inovadoras para problemas.

Com investimentos da ordem de R$ 2 milhões, o projeto é desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, com apoio de sete entidades que já operavam em serviços de fornecimento de respostas técnicas, entre as quais, o Sebrae, o Senai e as universidades de São Paulo (USP) e de Brasília (UnB).

O objetivo é montar uma rede de respostas técnicas para esclarecer dúvidas dos empresários e empreendedores via internet. O sistema eletrônico oferece esse suporte aos empreendedores, sem custos e em qualquer ponto do território nacional, e soluciona os problemas tecnológicos em áreas específicas. A novidade do serviço é que ele é o primeiro a atuar em rede, ou seja, reúne quase todos os serviços dessa natureza que existem atualmente no País (universidades, centros tecnológicos etc).

O site é voltado aos micro e pequenos empreendimentos, formais e informais e já representa uma ferramenta ideal para quem já está atuando no mercado e para quem quer abrir um novo negócio. A participação do Sebrae é fundamental para o sucesso do projeto, já que a instituição responde pela maioria da clientela a ser atendida.

O SRBT complementa os demais serviços de respostas técnicas existentes no Sistema Sebrae com a parte tecnológica. O portal também promove a difusão do conhecimento e contribui para o processo de transferência de tecnologia, especialmente, para as micro e pequenas empresas.

O SBRT ainda ajuda a promover a cooperação entre instituições que já oferecem esses serviços, pela unificação de suas capacidades e competências. Além disso, busca soluções apropriadas aos principais problemas das micro e pequenas empresas, possibilita a otimização dos recursos de informação disponíveis e potencializa o seu tratamento e disseminação.

Agência Sebrae

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *