Pequenas empresas decolam no meio on line


08/11/2005

Manter uma pequena empresa e fazê-la crescer diante da concorrência exige muita criatividade do empreendedor brasileiro. A cada dia, o planejamento estratégico – que antes parecia fórmula de gerenciamento de empresas de grande porte – tem um papel determinante para o desenvolvimento dessas empresas. Investir em marketing, comunicação, na qualidade dos serviços e no atendimento personalizado são algumas ferramentas que projetam uma pequena empresa e a tornam competitiva. Atualmente, uma ferramenta essencial para empresas de pequeno porte é a Internet. Ter um site atualizado, manter canal de venda on line e atendimento direto ao consumidor pode ser uma receita de sucesso.

Um bom exemplo de empresa que revolucionou sua performance de vendas após ter inserido seu negócio na Internet é a loja de acessórios automobilísticos Donatti 4×4, especializada em atender o segmento 4×4 em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Considerada como uma das maiores bases do Brasil no setor, a empresa hoje também é considerada a maior loja on line do País no seu segmento – graças a seu investimento na internet.

Desenvolvida pela JET E-commerce, a loja on line foi criada em 2003 e hoje conta com cerca de 35 mil acessos por mês. “Posso afirmar que com a internet tive 100% de aumento global em minhas vendas”, afirma Luiz Fernando Donatti, diretor da loja. Graças ao vertiginoso crescimento das vendas online, Donatti atende clientes também do exterior. “É através da internet que meu consumidor pesquisa, consulta preços e acaba comprando o acessório que deseja”, acrescenta o empresário que faz questão de seguir as regras básicas do bom atendimento e da satisfação do cliente. “Se não fosse a internet, minha empresa não teria alavancado suas vendas”, completa. A Donatti 4×4 atende o segmento de tração de marcas como Jeep, Pajero, Mitsubishi, Suzuki, Toyota e Land Rover. As entregas são feitas pelo Correio ou através de transportadoras.

Para Luiz Mário Lunardi, diretor da JET E-commerce (primeira empresa a viabilizar a estrutura de comércio on line no interior do Estado de São Paulo), uma pequena empresa que possui um site bem-feito, funcional, rápido, pode obter a mesma visibilidade de uma grande. “Na Internet, o pequeno, o médio e o grande empresários podem ter sua empresa conectada com o mundo todo, o que amplia muito as possibilidades do negócio ”, diz.

Lunardi também analisa que ter uma loja on line traz vantagens e diferenciais competitivos para o empresário, como oferecer ao cliente facilidades, comodidade e segurança na hora da compra e mais: dispensa os altos custos de se manter uma estrutura física, apesar dos custos previsíveis com criação e manutenção do site, hospedagem em servidor confiável e para registro de um domínio próprio e de fácil memorização. Para a empresa ter sucesso no meio on line, Lunardi também recomenda algumas posturas, que vão desde a implantação da loja virtual à sua manutenção.

Segundo ele, é preciso estreitar parcerias com portais de referência, realizar promoções que estimulem o acesso do internauta, manter canais de interatividade com o cliente e mais: estar constantemente aberto para ouvir as reivindicações e necessidades do consumidor. “Neste caso, o atendimento personalizado torna-se ainda mais exigido, cobrando a aplicação de ações diversas da empresa, como envio de newsletters, e-mails marketing, respostas rápidas, entre outras. O internauta é um consumidor exigente, que sabe o que quer e tem ainda menos paciência do que o cliente que vai até à loja física. Ele quer ser bem atendido e de forma rápida”, completa.

Luciana Grili

emarket

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