Peppers and Rogers pesquisa empresas no Brasil


04/09/2003

A pesquisa “Programas de Relacionamento com Clientes no Brasil”, realizada pelo Peppers and Rogers Group com 106 empresas estabelecidas no Brasil, mostra os principais objetivos das empresas em médio prazo, no que se refere ao relacionamento com seus clientes. Desenvolvida com base na metodologia Marketing 1to1 do Peppers and Rogers Group, a pesquisa contempla e analisa as estratégias, projetos e investimentos em ações de relacionamento com clientes destas empresas.

Com uma pergunta que permite múltiplas respostas, destacaram-se o crescimento da lucratividade (60%) e satisfação dos clientes (60%) como principais alvos das empresas, seguidos da retenção de clientes (43%) e redução de custos (40%), dentre aquelas que já possuem um programa formal de relacionamento com clientes. Enquanto que, para aquelas que não possuem, há um maior enfoque em satisfação de clientes (71%) e retenção de clientes (58%), seguidos por crescimento da lucratividade e redução de custos.

“Neste sentido, podemos destacar o fato de que o grupo que não tem um programa formal de relacionamento preocupa-se com a manutenção de sua base sem ponderar a diferenciação de clientes por valor e sem um objetivo principal de rentabilidade”, analisa Fernando Pierry, sócio do Peppers and Rogers Group do Brasil. A recomendação da consultoria para as empresas é investir na retenção dos clientes mais rentáveis. Para tanto é necessário acompanhar a lucratividade de cada cliente individualmente. (segue)

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.