Para atrair audiência, estúdios de cinema apelam aos blogs


23/08/2005

Estúdios de cinema normalmente fazem anúncios na televisão e jornais em busca das maiores audiências no final de semana de estréia. Para o filme “Constant Gardener”, a Focus Features pretende atrair sua audiência de um jeito diferente: direcionando-se aos leitores de sites e blogs na internet.

A Focus, unidade da Universal Pictures, comprou anúncios para “The Constant Gardener” no blog político Wonkette, assim como em sites de publicações com orientações políticas como Harper’s, The Nation e National Review.

James Schamus, co-presidente do estúdio, diz que tais sites atraem o tipo de pessoa que mais provavelmente vai apreciar o filme, um thriller de conspiração baseado no romance de John Le Carre sobre companhias farmacêuticas que funcionam na África.

“Nós procuramos os lugares em que cinéfilos sofisticados navegam para encontrar coisas que os interessem”, disse Schamus. “Estas são as pessoas engajadas, informadas sobre as grandes conspirações que acontecem por aí”.

Desde o lançamento da “Bruxa de Blair” em 1999, os estúdios de cinema se dedicaram, e fracassaram, em copiar a revolucionária campanha da internet que fez daquele filme um fenômeno de marketing. As novas campanhas de publicidades na internet sugerem que os estúdios estão se tornando mais determinados em identificar e alcançar as audiências on-line.

A distribuidora independente, ThinkFilm, assumiu uma abordagem semelhante com o documentário de piadas sujas “The Aristocrats”, comprando banners proeminentes nos sites de fofoca Gawker.com e Defamer.com, assim como os sites do The Onion e CollegeHumor.com.

O vice-presidente de marketing da ThinkFilm, David Fenkel, disse: “Alguns filmes apenas combinam com anúncios on-line. ‘The Aristocrats’ é sujo, obsceno e não classificado, que é mais ou menos como a própria internet”.

Seth Godin, autor e conhecedor de marketing, falou que a Focus estava “claramente a frente da curva” em buscar uma audiência baseada no comportamento on-line. Godin citou um relatório da comScore Media Metrix, dizendo que os leitores de blog visitam quase duas vezes mais páginas da web do que o usuário comum da internet. “Nós sabemos que as pessoas que visitam blogs são mais ativas”, ele falou, “costumam clicar em um link ou fazer compras on-line”. (segue)

Joel Topcik

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