Overture investe na expansão de Content Match no Brasil


09/11/2005

A Overture, empresa do grupo Yahoo!, pioneira e uma das líderes mundiais em venda de links patrocinados, também oferece o serviço de links patrocinados nas páginas de conteúdo, o Content Match. Diferente do modelo em que os links patrocinados aparecem nos resultados de busca da internet, no Content Match o link do anunciante aparece relacionado a conteúdos (notícias, colunas, áreas de interesse, sites especializados etc) nos portais parceiros da Overture.

A solução de Content Match parte do entendimento do perfil do usuário e do tema do conteúdo de cada página onde serão apresentados links patrocinados. Em seguida, são selecionados anunciantes cujas ofertas são relevantes. “Nós temos, de um lado, parceiros com um grande acervo de páginas de conteúdo de alta qualidade, com usuários de alta qualidade. De outro lado temos links de qualidade. O segredo está em associar um ao outro.” afirma Marcelo Miranda, gerente de desenvolvimento de negócios da Overture. Um grande diferencial do Content Match da Overture é sua equipe editorial, responsável por essa análise e pela indicação de anunciantes ao conteúdo dos portais parceiros. Como o anunciante só paga por cliques, é de se esperar que um usuário que deixou de lado sua leitura para clicar em um anúncio realmente está interessado em fechar uma transação. “O importante aqui é explorar as oportunidades que dispomos para gerar negócios aos nossos anunciantes.” Para isso a Overture acredita que o fator humano é vital no processo de análise e associação.

Um exemplo: um link patrocinado de uma empresa que vende aparelhos de ginástica, por exemplo, pode ir ao ar na página de um site com matérias sobre saúde e emagrecimento, ou ainda em uma seção especial sobre o próximo verão. Nos dois casos, não há necessidade das páginas estarem abordando o tema “aparelhos de ginástica” pois o perfil do internauta é compatível com a compra desses equipamentos.

A Tecnisa, construtora residencial de alto padrão, é um dos anunciantes do Content Match da Overture. “Pela sua vocação inovadora, a Tecnisa foi uma das primeiras empresas brasileiras a utilizar o serviço de links patrocinados nas páginas de conteúdo”, afirma Alejandro Dicovsky, gerente de e-business da Tecnisa. Além de ter adquirido palavras-chave como imobiliária, imóveis, casas e apartamentos nos links patrocinados de busca, a Tecnisa ampliou sua atuação na Internet utilizando o Content Match.. “O Content Match amplia a oportunidade do anunciante na Internet, que pode não ficar restrito apenas à busca, aumentando a geração de links para o seu site. Os links patrocinados, tanto nos resultados de busca na Web como nos resultados de conteúdo, foram responsáveis por 35% do volume de visitas no site da Tecnisa em julho deste ano. “O principal objetivo em nossas campanhas com os links patrocinados é a geração de cadastros em nosso site e estamos tendo sucesso”, completa Dicovsky.

A Overture tem como parceiros no serviço de Content Match os portais Estadão, Folha, UOL e O Globo.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.