Os e-mails rich-media ainda são pouco rentáveis


07/06/2003

Os e-mails rich media, aqueles que contémflash ou vídeo, seguem sem convencer aos anunciantes. A Jupiter Research, consultoria americana responsável pelo estudo, atribui a baixa aceitação ao desconhecimento da ferramenta, ao fato de que só um entre cada três internautas podem usufruir e ao custo elevado. De fato, uma campanha de e-mails rich media tem um custo entre 30 e 60% superior a uma campanha em HTML. Além disso, o flash tem um CTR-click through rate (taxa de cliques) de 5%, enquanto que as mensagens em HTML alcançam 25%.

Em uma campanha típica rich media, 30 a 35% dos usuários abrem o e-mail neste formato, enquanto que 50 a 60% preferem o HTML e 10% escolhem o formato em texto. Uma maior porcentagem utiliza recursos em flash e vídeo em campanhas B2B já que 40 a 50% dos usuários tem possibilidades tecnológicas para visualizar em rich media.

O fato é que ainda que a grande maioria tenha tecnologias como Java ou Flash instaladas em seus equipamentos, mais de 65% das contas pessoais de e-mail da AOL, Yahoo y Hotmail não permitem visualizar rich media.

Com tradução da emarket

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