Orkut profissional ajuda no recrutamento de empresas

08/05/2007 

As empresas contam cada vez mais com a internet antes de contratar novos funcionários – Orkut, blogs e buscas podem funcionar como aliados na hora de descobrir aquilo que o candidato não divulga.

Segundo a consultora de carreira da Chess Human Resources, Leila Sauer, a pesquisa em sites de relacionamento agrega conhecimento, gera networking, possibilitando a conexão de representantes das mais diversas áreas. “A networking de hoje (rede de contatos) é antigo quem indica”, comenta Leila. “Boa parte das contratações estão sendo realizadas por meio de indicações ou através de sites de relacionamento profissional, como, por exemplo, o Via6”, comenta.
 
Para Leila, quando a rede de contato é bem feita, o emprego é conseqüência. “Todo contato deve ser preservado e mantido”, salienta.  As ferramentas de internet como Blogs, MSN, Orkut, tornaram a comunicação entre as pessoas mais fácil e rápida. No site de relacionamento profissional, a pessoa pode promover discussões e debates no âmbito empresarial, promover relações e se fazer conhecer.
 
O Via6 é um site de relacionamento profissional que conecta representantes das mais diferentes áreas, com o objetivo de ampliar o networking e a troca de experiências, explica Leila.
 
Segundo a consultora, os sites de relacionamento da internet são uma alternativa para as pessoas que estão buscando empregos. “Devemos lembrar que se o profissional não quer se expor de forma agressiva ao mercado. Deve buscar soluções de processos sigilosos através de uma assessoria de carreira personalizada”, comenta. Segundo ela, o profissional deve ter em mente que a assessoria desenvolverá um plano de ação baseado em estudo de mercado que visa colocá-lo em frente ao contratante por meio de uma negociação pessoal, levando em conta que 73% das contratações são geradas através de indicações.
 
Para se cadastrar nos sites, Leila alerta para os seguintes cuidados: verificar se o site é idôneo e inserir apenas informações relevantes e que realmente sejam necessárias para o efetivo trabalho.
 
A Chess Human Resources, especializada em gerenciamento de carreiras, acaba de investir R$35 mil na modernização de seu site (www.chess-rh.com.br), possibilitando o acesso gratuito de empresas para a busca de novos talentos.
 
“O recrutamento on line vai além de sua eficiência na busca de candidatos, pois facilita a troca de informações entre toda equipe responsável pelo processo”, salienta a consultora Leila Sauer. Outra facilidade do recrutamento on-line é a formação de uma base exclusiva de profissionais, que envolvem filtros com pretensão salarial, busca sem burocracia para empresas contratantes e um sistema de busca de candidatos conforme o perfil para a vaga.

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *