Opção de débito deve impulsionar e-commerce

26/10/2006

O cartão de débito é responsável por quase 50% das compras on-line nos Estados Unidos, estando presente como opção de pagamento há mais de cinco anos. No Brasil, a chegada de uma plataforma que possibilite esse tipo de transação é recente e deve tomar espaço como canal de vendas, nos próximos anos.

Segundo Jürgen Wassman, vice-presidente de comércio eletrônico e novos canais da Visa, três dos maiores bancos brasileiros devem adotar a plataforma 3-D Secure, que permite a operação de débito para o e-commerce. “O Bradesco já utiliza essa plataforma desde o ano passado, permitindo a compra com o Visa Electron e outras três instituições financeiras devem adotá-la após o natal deste ano”, diz Wassman.

A solução, batizada de Verify by Visa, está disponível desde 2001, mas começou a receber pedidos a partir da adoção do Bradesco. O objetivo da plataforma é oferecer o intercambio de informações que permitem a comercialização entre o comprador, a operadora de cartão de crédito e o banco. “Temos certeza de que esta é uma tecnologia de vida longa e de que o mercado brasileiro está amadurecendo para adotá-la”, explica Guilhermo Rospigliosi, gerente de comércio eletrônico e novos canais da Visa.

Com relação às soluções de segurança, Wassman afirma que os números de incidentes estão reduzindo. Na América Latina, as perdas ficam em US$ 0,03 a cada US$ 100. “Há três anos, o risco era de US$ 0,14 a cada cem dólares”, justifica o executivo.

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