On-line e Off-line integrados fortalece negócios e comunicação

10/09/2008

Com quase 1,4 bilhões de pessoas conectadas, o mundo online se aproxima e se integra ao off-line, se apresentado como um espelho para desenvolvimento de produtos e ampliação de negócios, campanhas e relacionamento com clientes e público final.

Independente do setor, o universo online tornou-se o oxigênio da comunicação e negócios e não há como ignorar sua presença.

Hoje falamos muito em cross-media, ações integradas on e off-line nas agências, mas podemos ir mais além. Hoje, podemos falar sobre "presença online", que nada mais é do um universo de links integrando outras mídias online e que podem ser trazidas para offline.

Já existem alguns exemplos de presença online acontecendo. Recentemente, a HBO lançou o projeto "Voyer", uma campanha institucional e interativa que apresenta um prédio onde acontecem oitos diferentes histórias que podem ser acompanhadas em um hotsite e através de vídeos para celular. Além disso, foi criado um blog que revela detalhes da trama e sites com o perfil dos personagens. Para o lançamento do projeto Voyeur o plano de mídia contou com anúncios na própria HBO, em salas de cinema e com uma projeção dos oito apartamentos na parede de um prédio em Nova York. Isso é cross media com presença online!

Outro exemplo é o chamado ARG (alternate realitty game). Essa ferramenta institui uma relação muito forte entre o consumidor e a marca, foi faz o target viver o jogo literalmente, criando um vínculo do real e virtual. São ações em cross-media e outras plataformas físicas ou móveis. Integração, sintonia completa entre on e off já deixou de ser tendência e virou realidade.

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