O potencial de negócios através do e-mail é mal explorado

Segundo pesquisa da empresa E-Tailing Group revela que há muito trabalho a ser feito a fim de concretizar o potencial do email para o desenvolvimento de relacionamentos com clientes. De acordo com o relatório “Os Varejistas Falam” (The Merchant Speaks), mais de 96 por cento dos 200 comerciantes online pesquisados utilizam o email como uma ferramenta de marketing, mas a personalização e o uso das preferências do cliente são os componentes menos importantes de suas estratégias.

Somente 33% dos comerciantes utilizam mensagens personalizadas em suas interações por email com clientes, e só 6% consideram suas mensagens muito personalizadas. Ao contrário, os comerciantes utilizam o email geralmente para promover iniciativas de marketing de massa, como vendas e promoções (80%), produtos sem descontos (70%) e mensagens periódicas (70%).

Além das táticas de marketing de massa, a maioria das empresas não está considerando as necessidades e as preferências dos clientes. A pesquisa mostra que somente 7% das empresas permitem que os clientes escolham a freqüência de comunicação de email. Além disso, só 37% utilizam o modelo opt-in, que coloca o controle nas mãos do cliente quando se trata de decidir o nível de interação por email.

Isso deixa muito espaço e oportunidades para se interagir com os clientes e desenvolver a fidelidade. “Os comerciantes devem avaliar regularmente seus programas de email para garantir que suas estratégias estão atingindo os objetivos e sendo bem recebidas pelos clientes”, afirma o relatório.

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