O e-mail do futuro


05/01/2004

O e-mail está se transformando e dentro de cinco anos poderá ter uma série de funções colaborativas, de acordo com a empresa de pesquisas Ferris Research.

Atualmente o e-mail já incorpora tecnologias que não estão associadas simplesmente com mensagens de texto, lembra Jeff Ubois, analista da companhia e especialista no mercado de mensageria e de colaboração. Para ele, a definição comum de e-mail, que remete à transferência de arquivos, agendamento de grupos e mensagens instantâneas, vai englobar também funcionalidades de publicação e gerenciamento de identidade, entre outros. Conteúdo, spam e prevenção de vírus são itens que começam a se tornar padronizados nos sistemas corporativos de e-mail, mas nem sempre fazem parte da oferta dos fornecedores desse tipo de solução. A previsão da Ferris é que haja mais soluções integradas por parte dos principais playes nos próximos anos. A Microsoft, por enquanto, ainda comercializa sua própria tecnologia anti-spam no servidor de e-mail Exchange 2003.

O mercado relacionado a compliance, que recebeu grande destaque por causa da questão Sarbanes-Oxley, é outro que deverá sofrer grande influência do novo e-mail. Para Ubois, as mensagens de e-mail se tornarão registros corporativos. E já haveria uma grande demanda por ferramentas que gerenciem esse tipo de registro.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.