O Carro do Futuro tem Wi-Fi


25/06/2004

O carro do futuro terá tecnologia de voz, radar de bordo, GPS (Global Positioning System) e Wi-Fi entre outras “guloseimas” eletrônicas. Em breve, o motorista poderá entrar no carro, ligá-lo e passar um comando de voz para ele:”Vamos para a casa da minha sogra”. Depois de várias consultas – via Wi-Fi por exemplo – o carro traça o “plano de cruzeiro” para levá-lo. Hoje, o leitor pode até achar esta idéia engraçada, mas garanto que em seis ou oito anos encontrará esse carro nas ruas.O carro do futuro terá tecnologia de voz, radar de bordo, GPS (Global Positioning System) e Wi-Fi entre outras “guloseimas” eletrônicas. Em breve, o motorista poderá entrar no carro, ligá-lo e passar um comando de voz para ele:”Vamos para a casa da minha sogra”. Depois de várias consultas – via Wi-Fi por exemplo – o carro traça o “plano de cruzeiro” para levá-lo. Hoje, o leitor pode até achar esta idéia engraçada, mas garanto que em seis ou oito anos encontrará esse carro nas ruas.


Os carros do futuro serão Wi-Fi Enabled (veja a matéria 21st Century Cars Hit the Road da revista Business Week sobre os carros high tech). Todo carro virá com uma tela de computador no painel com sistema de navegação, que utilizará GPS e DVD on board, exibindo orientações de itinerários a serem seguidos, mapas e informações.

A tecnologia de vídeo também se comunicará com notebooks, PDAs e telefones celulares via Bluetooth ou Wi-Fi.  Esses dispositivos menores – principalmente PDAs – podem ser elementos muitos importantes como meio de transferência de arquivos da internet (como por exemplo, MPEGs) para os carros do futuro.

Os carros aumentarão sensivelmente a coleta de dados que podem ser compartilhados com revendedores, fabricantes, e até mesmo outros veículos. Revendedores e fabricantes podem, por exemplo, fazer diagnósticos remotos dos carros do futuro para auxiliar na solução de problemas nas estradas. É a chegada do M2M (Machine-to-Machine) Business. Veja referências de M2M com Wi-Fi.

No início de maio, a Atheros e Mobilecast Telematics do Japão fizeram uma parceria para desenvolver sistemas de comunicação e distribuição duplex para aplicações em automóveis e redes de banda larga para o mercado de telemática.

A parceria baseia-se no desenvolvimento de produtos que combinam o Roteador Veicular da Mobilcast denominado Mobilecast Automotive Gateway com seu  roteador Broadband ITS que utiliza um Ponto de Acesso de Wireless LAN com a tecnologia Atheros’ Super AG. ITS significa Intelligent Transportation System.

A tecnologia Super AG da Atheros permite transferência de dados até duas vezes mais rápida que os padrões 802.11a ou 802.11g (ver Padrão IEEE 802.11). A Mobilcast pretende aplicar esta tecnologia ao mercado de telemática, para proporcionar aos ocupantes de um veículo do futuro alta taxa de transmissão de dados para voz, música e informação de conteúdo de streaming que pode ser utilizado para vários serviços de comunicações avançadas como jogos, download de mapas, e entretenimento multimídia de banda larga. (segue)

Eduardo Prado é consultor independente de Novos Negócios e Tecnologia e autor do Weblog Smart Convergence.

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *