Novo vírus espia usuário pela webcam


26/08/2004

A Sophos divulgou nesta segunda-feira (23/08) a descoberta de um novo vírus que utiliza a webcam para espiar os internautas infectados. Segundo a empresa de segurança, o vírus permite que hackers acessem o sistema infectado remotamente, além de capturar informações confidenciais, como nomes de usuários e senhas bancárias.

O Rbot-GR se dissemina utilizando as redes de compartilhamento de arquivos P2P (como o Kazaa), ou redes locais, como as utilizadas em ambientes de trabalho. Segundo a Sophos, o vírus explora diversas falhas de segurança presentes nos sistemas operacionais Windows, da Microsoft, além de portas de comunicação abertas pelas pragas MyDoom, Optix, Kuang e NetDevil. Os componentes do Windows com vulnerabilidades são o WebDav, DCOM e UPNP, todos já corrigidos pela Microsoft.

Entre as ações do Rbot-GR estão a captura de dados digitados pelo usuário, captura de imagens, trechos de áudio e vídeo pela webcam, download e upload automático de arquivos infectados (geralmente cópias do vírus), organização de ataques distribuídos de negação de serviços (DDoS, em inglês), além de terminar processos referentes aos softwares de segurança e desligar a máquina automaticamente. (segue)

Guilherme Bantel com Daniela Braun – IDG Now!

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.