Novo processador Intel deixa laptop mais rápido


09/04/2003

Principal novidade da feira Cebit, que aconteceu em março na Alemanha, os laptops com tecnologia Intel Centrino começam a chegar ao Brasil. A reportagem testou dois notebooks Centrino -o Dell Dimension D600 e o IBM ThinkPad T40.

Essas máquinas combinam duas inovações: uma placa de rede sem fio (Wi-Fi 802.11b) e o novo processador Pentium M, que supostamente economiza energia das baterias.

Segundo a Intel, essa combinação estende a autonomia dos laptops e facilita a vida dos usuários que se conectam a pontos públicos de acesso Wi-Fi, que ainda são raríssimos no Brasil, mas já começam a se popularizar nos EUA.

A placa de rede embutida é útil, pois evita que o usuário precise recorrer a um cartão Wi-Fi externo. Como os cartões desse tipo funcionam conectados a uma interface PCMCIA, a placa embutida aumenta a flexibilidade das novas máquinas: sobra mais uma entrada para conectar outros periféricos externos.

Durante os testes realizados, as placas Wi-Fi embutidas nos laptops Dell e IBM funcionaram corretamente, proporcionando alcance e velocidade comparáveis às obtidas com cartões externos convencionais.

Por outro lado, elas operam no padrão 802.11b, o que deixa a desejar. O ideal seria adotar o padrão 802.11g, que é compatível com o atual e é mais rápido (opera a 54 Mbps, contra 11 Mbps do padrão atual). (segue)

BRUNO GARATTONI

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *