Novo browser ‘social’ chega à web


25/10/2005

Um navegador baseado na estrutura do Firefox que promete capturar os novos aspectos sociais da internet foi lançado na sexta-feira (21/10), ainda que sob forma de programa beta (de testes).

Batizado de Flock, o browser reúne funções para facilitar tarefas como o compartilhamento online de arquivos, reunião de endereços RSS para agregar conteúdo, organização de sites favoritos em sistemas online e criação automatizada de blogs.

De acordo com Bart Decrem, executivo que ajudou a construir o atual modelo de negócios da Mozilla Foundation, o novo “browser social” permitirá aos usuários aproveitar completamente a próxima geração da web.

“A web evoluiu de uma grande biblioteca para uma biblioteca, um shopping e um crescente espaço social em que as pessoas trocam informações, se comunicam uns com os outros e compartilham dados”, disse.

Apesar disso, a evolução dos navegadores ainda não foi significativa, afirma Decrem. Para ele, apesar de o Firefox ser diferente por colocar a experiência do usuário em primeiro lugar e ser mais seguro em relação ao Internet Explorer, os browsers atuais são muito similares aos de dez anos atrás.

O Flock, em suas próximas versões, terá suporte também aos podcasts e tecnologias de compartilhamento de fotos e outros arquivos.

Ainda em fase de testes para desenvolvedores, o navegador tem uma nova versão disponível para download a cada um ou dois dias. Apesar disso, o navegador ainda não é recomendado para o usuário final por não ser um produto finalizado e, potencialmente, conter falhas de funcionamento e segurança.

A previsão, porém, é que uma versão completa saia no mês de dezembro, mesma época em que a Microsoft pretende lançar o seu Internet Explorer 7.

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *