Nova tecnologia pode revolucionar propaganda dirigida


20/08/2004

Grandes empresas americanas estão recorrendo a sistemas digitais para acompanhar a distribuição de publicidade em domicílios dos Estados Unidos. Elas estão usando um sistema que muitos acreditam ser capaz de revolucionar a publicidade da mesma forma que os códigos de barras mudaram a maneira de se vender produtos em um mercado.

No futuro, informa a Reuters o método talvez permita que os anunciantes dirijam publicidade a domicílios específicos. As quatro principais redes de televisão americanas – CBS, ABC, NBC e Fox – assinaram acordos para o uso de um novo código de 12 caracteres que permite o rastreamento de toda publicidade.

Denominada Ad-ID, a nova técnica vem sendo comparada à introdução do código individual de produto -UPC ou código de barras- que há 30 anos mudou a maneira pela qual as cadeias de supermercado registram e distribuem seus estoques em todo o mundo.

O sistema Ad-ID oferece aos anunciantes um sistema centralizado e operado via Internet que ajuda a designar códigos individuais para seus anúncios. Mais de 100 importantes anunciantes, bem como outras associações setoriais, endossaram a tecnologia. A adesão das principais redes de TV aberta abre caminho para o uso do sistema como padrão.

Com o Ad-ID os anunciantes poderão ganhar a inédita capacidade de ver como seus investimentos em propaganda afetam as vendas. Isso deve ser reforçado ainda mais quando o varejo adotar a tecnologia de identificação via ondas de rádio a curta distância RFID, capaz de acompanhar a movimentação de produtos individuais dentro de uma loja, por exemplo. (segue)

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