Nova tecnologia do UOL ajuda a proteger dados de internautas

27/09/2007




Uma tecnologia inédita no país permite aos usuários do UOL ter certeza de que estão no site certo na hora de fornecer seus dados, reduzindo a ação de ataques de fraude e roubo de senha, conhecidos como phishing.


O certificado de validação avançada EV-SSL, emitido para poucos sites no mundo, como UOL, PagSeguro e eBay, fornece recursos de fácil visualização durante a navegação que garantem a confiabilidade do site. Um sinal verde ao lado da barra de endereços permite que o internauta se proteja mesmo sem ter conhecimentos técnicos.

Na prática, o sistema é muito simples: todos os usuários do UOL que navegam pelo Internet Explorer 7 já podem observar o sinal verde nas páginas onde há troca de informações, sem precisar instalar nada. Isso reduz a possibilidade de cair em golpes como links falsos que chegam via e-mail e levam a roubo de dados e informações sigilosas. “Usuários do Firefox podem
instalar um plug-in para ativar o recurso de cores enquanto aguardam o lançamento do Firefox 3.0. Os demais navegadores já estão trabalhando em novas versões para agregar esse recurso”, explica Nelson Novaes, gerente de segurança do UOL.

Novaes explica que a obtenção do certificado pela empresa, no entanto, é bem mais complicada. “A empresa precisa passar por um grande e burocrático processo para provar sua confiabilidade, o que explica por que tão poucas empresas no mundo conseguem”, diz. Com a parceria com a Certisign, única companhia autorizada a emitir o certificado no país, o UOL é a primeira empresa a obter esse certificado no Brasil.

Recomendações

Nelson Novaes lembra ainda que o UOL disponibiliza uma série de ferramentas e recomendações de segurança para os internautas —alguns desses recursos são abertos também para não-assinantes. É o caso da
Cartilha de Segurança e da Barra UOL. “A Barra UOL ajuda a proteger contra fraudes e bloqueia endereços falsos”, explica.

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *