Notebook é alimentado com cabo de rede
O cabo de rede brevemente será o substituto do tradicional condutor de energia. O recém-aprovado padrão IEEE 802.3af permite que a força chegue aos equipamentos através da própria conexão Ethernet. Fabricantes de equipamentos como notebooks e telefones IP devem apresentar produtos compatíveis até o final do ano.
A novidade apresentada pelo IEEE 802.3af é aproveitar os 15 watts conduzidos nos cabos de Ethernet. Como essa energia, dá para alimentar muitos produtos; nada mais óbvio do que aproveitá-la. Hubs, switchs e telefones IPs consomem muito menos energia do que o oferecido pela novidade. Nos próximos dezoito meses, a instituição de engenharia espera que a tecnologia esteja mais do que popularizada.
Em breve também, notebooks estarão adaptados a arquitetura. O único entrave até agora é que os monitores consomem sozinhos a alimentação fornecida pelos cabos. AMD, Intel e Motorola trabalham atualmente na resolução do problema. A expectativa das fabricantes é apresentar os seus primeiros protótipos da tecnologia até o final do ano.
Alexandre Mandl
Magnet
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!