Nortel: Internet pode estar a caminho do colapso

20/10/2006

A procura de jogos, música e filmes está a consumir cada vez mais largura de banda e as empresas que prestam serviços de acesso à internet vão ter de abrir os cordões à bolsa e renovar infra-estruturas, caso contrário, a Internet pode simplesmente ficar congestionada. O aviso foi feito hoje pela Nortel, fabricante de equipamentos de telecomunicações, que lembra ser necessário evitar os erros do passado para manter o crescimento actual no sector tecnológico.

John Roese, responsável pela área tecnológica da Nortel, referiu em entrevista à Reuters que a crise que se assistiu entre 1999 e 2001 no sector tecnológico foi, em boa parte, provocada pelo excesso de oferta de tecnologias.

A Nortel foi mesmo uma das principais “vítimas” da crise da “bolha” tecnológica, perdendo grande parte do valor bolsista e dos seus funcionários nessa época conturbada.

Curiosamente, Roese lembra que foi o excesso de oferta no que toca às redes de telecomunicações que permitiu que o sucesso de sites como o YouTube não tivesse redundado no colapso da Internet.

O responsável da Nortel lembra também que a procura por conteúdos cada vez mais “pesados” vai aumentar nos próximos tempos e que o prestadores de serviços de acesso à Internet vão ter de investir em novas tecnologias para conseguir manter a Internet a funcionar.

Em caso de fracasso o impacto na economia global não tardará a fazer sentir-se, lembra.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.