Nortel e Qualcomm atingem 3,6 Mbps em HSDPA


06/12/2005

A Nortel e a Qualcomm completaram com sucesso transmissão de dados baseada na tecnologia HSDPA, usando um aparelho do tipo handset de categoria 6 com modulação de 16 QAM, que tornou viável a velocidade de 3,6 Mbps por meio de interface aérea.

As duas empresas completaram uma série inicial de transmissões de dados com mobilidade, usando terminais de teste baseados na solução Mobile Station Modem MSM6280, da Qualcomm, e equipamentos de rede comerciais HSDPA, da Nortel. Nos testes foi feito download de FTP em velocidades maiores que aquelas alcançadas na maioria das conexões fixas por banda larga.

A Nortel realizou a primeira ligação móvel HSDPA da indústria em janeiro deste ano. Em março, a Nortel e a LGE completaram, ao vivo, os primeiros testes de ligações com um aparelho portátil comercial baseado na tecnologia HSDPA. No último mês de junho, a Nortel completou o padrão de registro TL9000 para Medições e Requisitos de Sistemas de Gestão de Qualidade, abrangendo suas soluções de infra-estrutura wireless HSDPA, UMTS e GSM.

Em 2005, a Nortel realizou testes e instalações HSDPA, com várias operadoras wireless, entre elas SKT e KTF (Coréia), BB Mobile do SOFTBANK Group (Japão), mmO2, Orange (no Congresso Mundial 3GSM de 2005 em Cannes, na França), Vodafone (na CeBIT 2005 em Hanover, na Alemanha), Partner Communications (Israel) e Mobilkom Austria.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.