NEC desenvolve tecnologia para prevenção de spam em telefones VOIP

16/02/2007

A NEC Corporation anunciou o desenvolvimento de uma nova tecnologia, cujo objetivo é evitar a proliferação dos spams de voz nas redes de telefonia, conhecidos como SPIT (Spam over IP Telephony). Denominada VoIP SEALT, esta nova tecnologia prevê a defesa contra a ameaça cada vez mais crescente de spam via telefone IP e deverá, no futuro, contribuir significativamente para a segurança das redes de telefonia de voz sobre IP. A tecnologia VoIP SEALT será exibida no estande da NEC durante o Congresso Mundial 3GSM 2007, a ser realizado em Barcelona, na Espanha, entre os dias 12 e 15 de fevereiro (hall 8, estande 8A125).

Os principais recursos da tecnologia VoIP SEALT são:

(1) Chamadas originárias de software gerador de spam e ligações feitas por pessoas são separadas por um teste de Turing. Antes que a ligação seja completada, a tecnologia VoIP SEALT detecta e bloqueia os acessos não autorizados, baseando-se no padrão de comunicação observado durante uma chamada. Dessa forma, é possível detectar e bloquear um telefonema do tipo SPIT, evitando que o aparelho de telefone do usuário toque desnecessariamente.

(2) Com uma estrutura modular, a tecnologia VoIP SEALT viabiliza uma rápida reação contra novos tipos de ameaças SPIT, sem que seja necessário ajustar o sistema, bastando acrescentar e atualizar os módulos, em resposta aos novos e diferentes tipos de SPITs.

(3) A adoção de uma estrutura modular possibilita uma ampla faixa de aplicações, graças à flexibilidade e facilidade de personalização dos sistemas, atendendo às necessidades de vários tipos de hardware, a exemplo de servidores SIP, SBC (nota 2), equipamentos de redes residenciais e terminais.

A NEC executou um projeto de simulação de ataque SPIT (nota 3), empregando a tecnologia VoIP SEALT, com o objetivo de confirmar sua capacidade de proteção contra spam SPIT. Este projeto mostrou que 99% dos ataques SPIT foram detectados e bloqueados, evitando que o usuário recebesse telefonemas indesejados e inconvenientes.

Nos últimos anos, a disseminação de modelos de telefone IP no mundo progrediu significativamente, em comparação com telefones fixos, surgindo como uma nova forma de comunicação apoiada em redes de nova geração (NGN). Embora os telefones IP proporcionem vantagens de custo, também constituem uma plataforma ideal para a geração de ligações de spam. O custo de gerar spams, distribuídos por meio da telefonia via Internet, é mil vezes mais barato do que sua transmissão por uma rede tradicional. Conseqüentemente, a infra-estrutura utilizada para a produção de spam enviado por e-mails (denominados botnets) pode ser facilmente modificada, para gerar também spams distribuídos por telefonemas. Hoje, o número de e-mails de spam é maior que o número de e-mails normais, enviados por todos os usuários da Internet. Se os telefonemas indesejados de marketing e spam ficarem tão freqüentes como é o spam que chega por e-mail, teremos aparelhos de telefone VoIP tocando constantemente, o que pode impedir a disseminação de sua utilização.

A tecnologia VoIP SEALT pode oferecer proteção e defesa contra spam pelo telefone e deverá contribuir para a segurança das redes de nova geração. Uma plataforma modular confere a flexibilidade necessária para se levantar uma defesa contra autores inteligentes de spam e de outros ataques, que estão sempre aperfeiçoando seu software e suas técnicas de spam. A NEC continuará desenvolvendo esta tecnologia, objetivando sua comercialização, em curto prazo, como uma solução VoIP.

Site relacionado: www.nec.com

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.