“Não há meio economicamente mais eficaz que a Internet”

19/02/2009

A agência de comunicação e imagem Purple e a agência de webdesign e webmarketing Daydream anunciaram a fusão entre um universo de negócio mais tradicional e outro, todo ele orientado para o contexto digital.

O portal TeK reproduziu uma entrevista feita com Chris Masters, diretor da nova empresa que tem 25 colaboradores e 70 clientes. Ele mostra nas respostas a sua visão sobre a importância que a internet já assume de fato quando uma empresa pensa em comunicar os seus produtos e a sua imagem ao mercado e aos potenciais clientes.

Reproduzimos abaixo parte da matéria produzida pela Cristina Ferreira do portal lusitano TeK, com algumas das suas opiniões:

TeK: Da parte dos clientes, a Internet é uma aposta crescente de forma consciente ou diria que ainda há uma tendência para investir, seja na presença ou na promoção online porque é preciso?
C.M.: Diria que sim, em ambos os casos. Por um lado, é uma aposta cada vez mais consciente e estratégica, muito além de uma mera ‘presença’, especialmente no actual ambiente económico em que se vive. Por outro, é de facto cada vez mais necessário uma presença web eficaz e com qualidade. Isso não é só uma tendência – é uma certeza futura.

TeK: A publicidade na Internet tem ganho espaço face à publicidade em meios tradicionais, assim como a relevância que as empresas e as marcas parecem dar à sua presença online. Em tempo de crise e sendo este um canal com custos mais baixos, acreditam que tenderá a ser cada vez mais valorizado pelas empresas com menos tradição de investimento na Internet?
C.M.: Uma das nossas áreas que tem mostrado mais crescimento é precisamente a área de Internet Marketing, o que para nós significa SEO, PPC/CPC, publicidade em banners, direct emailing, buzz marketing (sites sociais, portais etc.) e traffic driving.
Para a Purple Daydream é um factor indiscutível que este período de ‘crise’ (uma palavra que não gostamos de usar…só há ‘crise’ para quem quer ‘crise’) vai fazer com que as marcas e as empresas analisem as suas estratégias de comunicação com um ‘olho no bolso’. Mas não é só a crise… a área de Internet marketing teria crescido sozinha, porque cada vez mais as empresas e marcas procuram meios de comunicação mais ‘cost-effective’ e mensuráveis. Não há nenhum meio economicamente mais eficaz que a Internet. No mercado inglês, no qual trabalhamos há 7 anos com várias marcas internacionais (BlackBerry e Bang&Olufsen, entre outros), já há algum tempo estão a dar muito mais valor à vertente de Internet Marketing. Em Portugal temos também notado esta tendência há mais ou menos dois ou três anos, principalmente, no início, com clientes do mercado turístico e imobiliário, e mais recentemente, as marcas de grande consumo têm estado muito abertas às nossas ideias e sugestões nesta área… o que é um excelente sinal.

TeK: Como vêem a evolução do mercado em termos de tendências. Os budgets para uma presença/comunicação online tendem a aumentar significativamente ou por muitos e bons anos os meios tradicionais manterão um peso forte e preponderante?
C.M.: Como já referimos, temos a certeza que os budgets cada vez mais vão ter uma percentagem crescente disponível para o marketing online. Não há dúvidas. Mas isso não quer dizer que os outros meios vão perder importância. O que é certo é que uma campanha publicitária eficaz precisa de conseguir um equilíbrio entre todos os meios e basear as opções no melhor ROI (return on investment). Isso significa que, para criar campanhas verdadeiramente eficazes, os meios tradicionais vão-se ‘misturar’ cada vez mais com os meios disponíveis on-line, com os sites e micro-sites/landing pads como suporte central, conseguindo assim uma cobertura mais alargada com menos investimento e um melhor ROI. No fundo esta tendência é precisamente uma das razões para a fusão da Purple Daydream.

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