Multicoisas investe em treinamento online para franquias

27/02/2008
 
A necessidade de crescer como ‘rede’, com conhecimentos e processos administrativos padronizados e, ao mesmo tempo, adaptáveis às regiões e realidade de cada praça, fez com que a Multicoisas desenvolvesse uma ferramenta online para treinar e reciclar a equipe de loja e franqueados remotamente: a Web Aula. Organizada e implantada há um ano pela Universidade Multicoisas, departamento responsável pelos treinamentos, seu objetivo é integrar, interagir e multiplicar as informações e experiências da rede através da Internet.

Segundo Nelson Hokama, diretor da Universidade Multicoisas, as vantagens em relação ao treinamento presencial são muitas. “Maior velocidade na propagação de informações, já que em um único dia é possível atingir cerca de 24 lojas; maior flexibilidade de datas e horários, não comprometendo, portanto, o atendimento ao cliente; economia de 100% em relação ao custo de deslocamento e de 50% no tempo, com a liberação dos participantes em, no máximo, uma hora e 15 minutos”, explica.

Na prática os funcionários e franqueados recebem o comunicado da Web Aula, escolhem o melhor dia e horário e, na ocasião, acessam o ambiente da aula através de um link. O instrutor comanda a passagem dos slides e interage com os alunos através do áudio. A quantidade de participantes varia conforme o tema e o público-alvo, gerentes, equipe de loja ou franqueados. “A periodicidade é de um curso por mês, com assuntos relacionados a marketing, atendimento a cliente, procedimentos administrativos, vendas, arrumação de loja e novos processos”, ressalta Hokama.

Para o diretor de marketing e expansão da Multicoisas, Luis Henrique Stockler, a novidade contribui também para a consultoria de campo. “Ao visitar a loja, os consultores focam o seu trabalho em pontos específicos e não na explicação do conceito ou aplicação do treinamento, pontos já abordados na Web Aula”, comenta. “Além disso, durante as aulas surgem idéias, feedbacks, sugestões e discussões importantes para franqueadora”, complementa.

Para as franquias, o ganho está na maior preparação e capacitação para a execução de tarefas, suporte da franqueadora para treinar e reciclar os funcionários, interação com o instrutor do curso e espaço para esclarecimento de dúvidas e maior entrosamento da equipe.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.