Mudança no comportamento do consumidor afeta lojas virtuais

07/06/2011

As vendas no comércio eletrônico devem crescer cerca de 30% neste ano, segundo pesquisa da E-bit. Paralelamente, o número de novas assinaturas de lojas virtuais deve crescer 18% no segundo semestre deste ano, segundo constatação da Maxihost, data center especializado na oferta de servidores dedicados e estruturas de lojas virtuais. Apenas nos três últimos meses a empresa registrou aumento de 22,5% na assinatura de novas lojas.  Segundo Eduardo Alberto, diretor de e-commerce do data center, ambos os fatos são reflexo da maior profissionalização dos novos empreendedores, que hoje trabalham com estratégias definidas para captar e fidelizar clientes para os seus negócios.

“Há até pouco tempo havia o senso comum de que a internet era o pote de ouro no final do arco-íris. Muitos acreditavam que assim que começassem a oferecer seus produtos e serviços ali, instantaneamente conquistariam uma enxurrada de novos consumidores. Só com o passar do tempo começou-se a perceber que montar e manter uma loja virtual não é um processo milagroso. É um investimento a longo prazo”, conta Alberto, explicando sobre a mudança no perfil dos empreendedores atuais.

Todavia, a mudança no comportamento do e-consumidor também é um dos motivos para a nova tendência de profissionalização. “Hoje é imprescindível estabelecer estratégias para captar e fidelizar clientes, algo que na internet é muito mais difícil. A concorrência está muito mais perto, separada apenas por alguns cliques”, salienta o diretor, que acrescenta que entender e satisfazer as necessidades do cliente é o ponto básico para garantir uma relação de confiança entre estabelecimento online e consumidor.

É importante para as empresas que pretendem alavancar suas vendas no meio online, compreendam a necessidade de contar com um planejamento de marketing voltado para a internet. Investir em ações de publicidade online é imprescindível para que as lojas virtuais tenham o retorno esperado.

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