MP3 ganha tecnologia surround e proteção contra cópia

06/05/2004

O Instituto Fraunhofer, criador do formato MP3 para música digital, anunciou que desenvolveu uma nova versão do formato, que permitirá qualidade de som surround 5.1 e impedirá a troca desenfreada de arquivos através de proteção contra cópias. O novo MP3 permitirá que os usuários ouçam a música com qualidade surround a partir de arquivos com o mesmo tamanho dos MP3 atuais. As músicas digitais atuais contam apenas com dois canais audíveis (padrão estéreo).

Outra novidade é a inclusão de proteção contra cópia dentro de sua codificação. Chamada de Light Weight Digital Rights Management (LWDRM), a tecnologia permitirá que o usuário copie os arquivos desde que crie – e registre – uma assinatura digital para o MP3. Logo, se uma música for compartilhada por meio de programas de troca de arquivos (P2P), basta verificar sua assinatura para identificar o responsável.

Os softwares tocadores de música deverão passar por atualizações para suportar o novo tipo de arquivo. O instituto afirma que está planejando lançar o novo formato de MP3, bem como as atualizações para compatibilidade, ainda durante o primeiro semestre deste ano.

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *