Mobile marketing mais eficaz que TV e Rádio

18/11

USA – Pesquisas recentes, realizadas pela Enpocket, uma empresa de comunicações wireless, demonstraram que o mobile marketing baseado em permissão é, em média, 50% mais bem sucedido para formar a percepção da marca que a TV e 130% mais eficaz que o Rádio.

Outra pesquisa, desta vez realizada pela empresa de mobile marketing Nightfly, destacou a preferência do consumidor por receber promoções pelo celular ao invés de pelo Rádio ou TV.

A pesquisa da Enpocket, intitulada ‘The branding performance of SMS advertising’ – ‘O desempenho da publicidade SMS na percepção da marca’ – é o primeiro estudo a destacar como a comunicação wireless impacta na percepção da marca. A coleta de dados foi feita pela ICM e foi nfeita junto a mais de 5000 usuários de celulares, logo após o lançamento de uma das mais de 150 realizadas pela Enpocket entre agosto de 2001 e setembro de 2002. Todos os participantes haviam dado permissão para o recebimento de mensagens promocionais.

Segundo Jonathon Linner, CEO da Enpocket, “A percepção da marca é um conceito de difícil mensuração, uma vez que reflete uma mudança na relação emocional e na percepção entre um indivíduo e uma marca. Por isso, os profissionais de marketing preferem midias mais ricas para a construção da marca, como TV, rádio e impressos coloridos. O SMS oferece apenas 160 caracteres em uma única cor e utilizando apenas uma família tipográfica – o oposto exato das midias tradicionalmente utilizadas. Entretanto, os resultados falam por si: o SMS é excelente como comunicador dos valores da marca.

Chegamos a essa conclusão por que o SMS é uma midia muito direta e pessoal. A relação de um indivíduo com seu celular é muito forte e singular. A midia ainda não está saturada e através dela a mensagem pode ser direcionada precisamente em função de dia/horário, localização e demografia, para otimizar a relevância. A Enpocket limita a freqüência de suas campanhas a duas comunicações mensais por indivíduo, muito aquém das freqüências do Rádio e da TV”.

Rob Lawson, co-fundador da Enpocket e responsável pelo seu setor de pesquisa, diz,”Essa pesquisa demonstra que o wireless pode ser uma midia muito eficaz e mensurável. Uma vez que o celular é ao mesmo tempo o canal de informação e uma ferramenta de pesquisa de voz, os profissionais têm uma oportunidade rara de provar a sua eficácia. Com os celulares também oferecendo interatividade e taxas elevadas de resposta, a midia tem um futuro brilhante pela frente.”

Fonte: MobileYouth

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