‘Mímica’ pode eliminar mouse ou teclado


10/10
Pesquisadores da Universidade de Delaware (UD), nos Estados Unidos, inventaram uma tecnologia que deve substituir os tradicionais mouses e teclados por gestos que permitirão usuários de computador controlarem suas máquinas como “num passe de mágica”.

A nova interface consiste em uma superfície sensível ao toque que age como uma câmera de vídeo, gravando objetos que a tocam. Desta forma, um microprocessador usa algoritmos para converter os toques em comandos que podem ser entendidos pelo computador.

A tecnologia foi desenvolvida como parte da tese de doutorado de Wayne Westerman, professor assistente de engenharia da computação na UD, que trabalha no sistema, há cinco anos, em conjunto com John Elias, professor da mesma área na UD.

Atualmente, os pesquisadores trabalham na comercialização da interface, apelidada de iGesture, junto a uma companhia norte-americana chamada FingerWorks.

Os inventores acreditam que a tecnologia seja revolucionária já que aproveita-se da tendência natural dos humanos de utilizar gestos para comunicação.

Segundo John Elias, o novo sistema é muito mais flexível do que as tecnologias de reconhecimento de comandos por voz — já que os computadores têm dificuldade de processar diferentes idiomas — e também pode ser utilizado para ampliar a criação de senhas.

[ Scarlet Pruitt – IDG News Service, EUA ]

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.