Mensagens mais que instantâneas No ratings yet.


12/12/2003

A internet não seria tão cativante sem o correio eletrônico, a web e as aplicações notáveis como de mensagens instantâneas, por exemplo. Os instant messagers, como alguns preferem chamar, cresceram, se multiplicaram e vêm ganhando cada vez mais recursos. A mais recente geração de programas de troca mensagens pelo PC inclui novas interfaces e funções, como a troca de arquivos, transmissão de vídeo em tempo real e até sistema de criptografia. Com isso, o texto deixa de ser a única forma de comunição e passa a se integrar a outros sistemas.

Hoje, além de programas proprietários como o ICQ, AOL Instant Messenger (AIM), MSN Messenger e Yahoo! Messenger, há os chamados independentes, como o Trillian e o Gaim, que reúnem todos esses messengers – e muitos outros – em um só sistema. Esses sistemas são uma boa opção para quem quer enviar mensagens para outras pessoas que não usam o mesmo programa, pois, exceto o AIM e ICQ, os demais não se comunicam entre si.

O PC World Test Center testou esses seis programas e vasculhou cada um deles para conferir a facilidade de uso e os recursos disponíveis. O propósito é fornecer dicas e orientações para que você possa escolher aquele que se adequa melhor às suas necessidades.

Antes de entrar nas análises, porém, convém dar a visão geral do que vem a ser um sistema de mensagem online. Todos os programas funcionam, na verdade, como uma espécie de central para troca de dados entre usuários, tais como texto e arquivos de vídeo e foto, sendo que neste último caso utilizam a tecnologia ponto a ponto (P2P) para a troca de arquivos – não confunda com sistemas como o Kazaa, que são centrais de trocas de arquivos entre milhares de usuários.

A idéia com os messager é tornar mais ágil a comunicação e possibilitar o compartilhamento de conteúdo entre duas ou mais pessoas, sem complicações. A vantagem é que a conexão direta entre os usuários serve também para ampliar os recursos multimídia. Com uma webcam, um microfone e uma conexão em alta velocidade, esses programas podem se transformar em centrais de videoconferência, substituindo o telefone para matar as saudades dos amigos ou de parentes distantes.

Os únicos que fazem isso – e muito bem, por sinal – são o Yahoo! Messenger (http://br.download.yahoo.com/messenger) e o MSN Messenger (http://messenger.msn.com.br). O ICQ também consegue, porém é preciso ativar recursos indo ao menu MyICQ / Add new features para ter acesso à webcam.

Com interface simples de usar, o Yahoo não é muito conhecido, mas esbanja recursos de áudio e vídeo. Basta clicar na lista de contatos e a webcam entra no ar. No modo “superwebcam”, que é ativado automaticamente em conexões com banda larga, o Yahoo! aumenta a qualidade da transmissão das imagens. Além da troca de arquivos e videoconferência, ele dá acesso direto ao chat do site. Já para ativar a webcam no MSN, o usuário deve clicar na janela de mensagem. A recém-lançada versão 6.0 messager da Microsoft é recheada de agrados visuais (troca de fotos, ícones animados) e recursos poderosos para transmissão de áudio e vídeo pela web.

Durante os testes, as imagens transmitidas em redes de alta velocidade pelo Yahoo! e o MSN se mostraram nítidas e com pouco ou nenhum atraso de transmissão. A vantagem do Yahoo! está em oferecer o modo superwebcam, que detecta a velocidade de conexão e faz o ajuste da imagem. Ambos os programas, no entanto, não exigem que os dois interlocutores tenham a câmera para videoconferência. Se apenas um possuir a webcam, este pode responder por texto ou áudio, enquanto lê ou ouve a mensagem do outro.

Jogos Online
Os messagers procuram também oferecer diversão aos usuários, tanto que a maioria deles inclui joguinhos. O MSN tem games de dama, paciência, campo minado e Bejewled, e usa recursos P2P para jogos a dois. É só convidar um amigo e começar a brincar online, inclusive com com a câmera ligada.

Outro programa que oferece games interessantes é o AIM, embora os recursos para jogar sejam mais sofisticados. Isso porque ele permite que vários usuários utilizem games instalados no PC para jogar online. Para isso, entretanto, é preciso que todos baixem o AIM Games, programa que configura os jogos para sessões online privativas. Basta acessar o endereço www.aol.com.br/aim/aimgamer/index.adp e seguir os passos indicados pelo programa.

O AIM (http://americaonline.com.br/aim) é um dos programas mais usados pelos internautas brasileiros. Ele se destingue dos demais por permitir a troca de mensagens instantâneas encriptadas. Para isso, além da versão 5.2 ou superior, o usuário precisa ter um certificado digital. Com interface extremamente simples, o software possibilita também a troca de arquivos e mensagens entre celulares. O AIM tem versões para Palm, Pocket PC e Mac também, além do AIM Express, na Web (www.aim.com/get_aim/express/aim_expr.adp). (segue)

Henrique Martin, PC World

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *