Mensagens enviadas pela internet terão certificação com hora


20/10/2003

ÇA partir da próxima semana, as pessoas e empresas que enviarem ou receberem um documento via internet saberão, além de quem o enviou e de onde ele veio, também a hora exata em que o documento foi mandado. O “Carimbo do Tempo” estará sincronizado à hora legal brasileira, do Observatório Nacional, e será uma das garantias para a certificação eletrônica de documentos que circulam na web.

O erro máximo previsto é de dois décimos de segundo, segundo nota distribuída pela Agência Brasil.

O novo serviço, que estará disponível através de operadoras credenciadas pelo Observatório Nacional, será lançado pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, neste domingo, na Casa da Hora, no Rio de Janeiro. Por enquanto, apenas uma operadora está credenciada a disponibilizar o serviço de certificação digital a pessoas físicas e jurídicas.

“O sistema permitirá que o e-mail enviado tenha a validade de um documento de cartório”, avaliou o engenheiro eletrônico Ivan Mourilhe Silva, responsável pelo “Carimbo do Tempo”. Ele disse que por enquanto o novo sistema será utilizado por pessoas que não dispõem de serviços de cartório, mas que no futuro o sistema bancário também poderá registrar documentos eletrônicos com horário exato. (segue)

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.