Marketing online deve ser ativo e passivo


29\\01\\2006

Na mídia offline existem formatos de publicidade convencionais como rádio, TV, revistas, jornais, outdoors, etc. Com mercado cada vez mais competitivo e a criatividade e imaginação dos publicitários, passaram a surgir novos, alternativos e por que não dizer, inusitados meios de divulgação. Táxis, ônibus, placas e faixas exibidas em muros, postes e aviões, material publicitário em geral. Já vi até gente alugando a testa para a fixação de anúncios publicitários. É sério!

Na internet, que surgiu comercialmente há pouco mais de dez anos, também é assim.

Como todo mundo sabe e as manchetes comprovam, a internet fornece a empresas e empreendedores de todos os tipos e tamanhos, acesso a uma ampla gama de oportunidades e sinaliza com a possibilidade de obtenção de benefícios significativos. Ao disponibilizar a qualquer pessoa, em qualquer lugar e a qualquer hora, links diretos para todo e qualquer tipo de informação, a internet permite às empresas uma comunicação muito mais dinâmica com o mercado, o estabelecimento de relações interativas com clientes e fornecedores, redução de custos e realização de negócios.

Estabelecer uma presença eletrônica passou a ser uma parte imprescindível dos planos de marketing das empresas. Na hora da concepção do web site é preciso que as pessoas envolvidas, tanto designers e programadores como os funcionários da própria empresa, entendam o mais profundamente possível o negócio, seu mercado e clientes, proporcionando a definição dos objetivos e estratégias. Com um espaço atraente e mensagem bem transmitida para receber e satisfazer os usuários da web, fica mais fácil explorar as ferramentas da publicidade online de forma que as ações de divulgação se transformem em reações.

Antes de vender seu produto ou serviço, o primeiro passo é vender a existência do site. Um site é tão bom quanto o número de usuários que o conhece. Para divulgar um site para o mercado desejado, é preciso avaliar e dimensionar os diferentes tipos de mídia, tanto offline como online, levando sempre em conta o perfil do público-alvo. Na internet existem várias formas de divulgar e promover negócios: banners, e-mail marketing, sites de busca, programas de afiliados, grupos de discussão, etc. Antes de qualquer coisa, é muito importante pesquisar e definir quais os formatos mais indicados, preços, tipo de público a ser atingido e, principalmente a potencialidade de retorno.

Tentando simplificar essas alternativas, vamos dividi-las em passivas e ativas. Por passivas entendemos aquelas em que o internauta durante a navegação, à medida em que busca assuntos do seu interesse, pode ter acesso ao seu anúncio, como nos sites de busca ou banners. De outra forma, o e-mail marketing ou a criação de comunidades virtuais (foruns, orkut, etc.) são ações ativas voltadas para a conquista de usuários.

Se por um lado, podemos considerar que a agressividade é uma estratégia importante para atrair um número maior de clientes, por outro, também é verdade que o internauta que encontra o seu anúncio quando está fazendo buscas ou visitando sites relacionados com seu mercado, tem muito mais potencial para se tornar cliente.

Estimular o público a encontrar o seu site é tão importante como estar no lugar certo, na hora certa. Por isso as diferentes alternativas de publicidade online são importantes para a ampliação de mercado, conquista de clientes e geração de negócios.

Ricardo Prates Morais é editor da emarket News e consultor da emarket (www.emarket.ppg.br), agência de marketing e publicidade online.

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