Marketing junto aos mecanismos de busca: opcional ou essencial?


· Um estudo do IMT Strategies concluiu que a presença de uma empresa bem posicionada em mecanismos de busca, é o fator mais importante na manutenção da percepção de marca, mais do que a presença no rádio, revistas e televisão (Sales & Marketing Management Magazine, Janeiro 2001).

· Outro estudo do NPD Group mostra que o posicionamento nos mecanismos de busca são de 2 a 3 vezes mais eficientes na geração de vendas do que anúncios em banners (http://www.overture.com/d/about/advertisers/slab.jhtml).

· Pesquisas realizadas pelo NDP Group (fev/2001), indicam que 55% das compras efetuadas por usuários de internet norte americanos, tiveram como origem sites achados através da utilização de mecanismos de busca, e somente 9% de usuários que utilizaram banners.

· Segundo a Media Matrix, mais de 90% das pessoas utilizam ferramentas de busca para pesquisar produtos/ empresas ou informações na Internet, através dos 8 principais mecanismos de busca. Poucas pessoas pesquisam sites posicionados após a 30a posição. De certa forma os mecanismos de busca endossam os produtos/serviços mais bem posicionados.

· Um estudo da Direct Marketing Association concluiu que a otimização junto aos mecanismos de busca ( search engine optimization) é o método mais utilizado por Web site marketers para geração de tráfego nos sites (66%), seguido por ações de email marketing (54%) .

· Iconocast reportou que 81% dos usuários ingleses encontram sites através de mecanismos de busca ( Junho 2000, Forrester Research Inc., “UK Internet User Monitor.”)

· De acordo com o NDP Group, 92% dos consumidores online utilizam mecanismos de busca para pesquisar ou comprar .

· Um estudo conduzido pelo IMT Strategies concluiu que os mecanismos de busca são a #1 opção (46%) que as pessoas utilizam para achar um Web sites.

· Pesquisa da Jupiter Research, ( Março, 2001), diz que usuários de Internet classificam a pesquisa na Internet como a atividade online mais importante, atribuindo uma nota de 9.1 numa escala até 10. A segunda atividade mais importante teve uma pontuação de 6.3. Existem centenas de milhares de web sites na Internet, todos lutando pela atenção dos internautas. Sem que se adote um esforço concentrado de publicidade, propaganda e promoção, seu web site pode passar a imagem de uma cidade fantasma.

O posicionamento em mecanismos de busca é um fator crítico para o sucesso de um negócio on line. É mais importante do que a compra de espaço para banner, programas de afiliação ou links para outros web sites.

É essencial a adoção de uma estratégia de cadastramento de seu Website nos principais mecanismos de busca, para que os clientes possam achá-lo, gerando tráfego. È preciso otimizar esta tarefa, mantendo-se atualizado a respeito do funcionamento dessas ferramentas, para utilizar técnicas e estratégias que permita obter o melhor posicionamento possível nos mecanismos de busca.

Para alguns sites, uma estratégia de cadastramento em mecanismos de busca significa a diferença entre sucesso e fracasso. A relação custo/benefício é muito mais vantajosa, se comparada a investimentos off line.

Serviços de otimização geralmente são bem mais baratos por CPM do que qualquer campanha de marketing conduzida on line ou off line. É mais barato que uma campanha de mala direta, do que aluguel de lista de nomes, anúncios de banner, anúncio em revista, etc.. É um pequeno investimento que pode aumentar o tráfego de seu site em até 75%.

Max Ribeiro – Administrador de Empresas e MBA Marketing FIA/FEA/USP. Atua no planejamento e atendimento de projetos de comunicação interativa e como consultor de marketing
Site: www.2getmarketing.com.br
e-mail: max2getmarketing.com.br

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