Mangaratiba ganha rede Web em banda larga sem fio


22/09/2005

A cidade fluminense de Mangaratiba montou uma rede de Internet sem fio em alta velocidade utilizando uma tecnologia que promete reduzir custos de infra-estrutura de comunicações em regiões afastadas de grandes centros. O município fez parceria com o governo do Estado do Rio de Janeiro e com a maior fabricante de chips para computadores do mundo, a Intel, para o lançamento na terça-feira da rede baseada em tecnologia WiMAX, promovida pela empresa norte-americana.

A cidade litorânea de cerca de 30 mil habitantes, distribuídos por uma área de 362 quilômetros quadrados que inclui algumas ilhas e está próxima do porto de Sepetiba, um dos maiores do País, está recebendo sinal da Internet à velocidade de 30 megabibts por segundo, informou o diretor de programas de tecnologia para América Latina da Intel, Max Leite, em entrevista por telefone.

A companhia, que está promovendo tecnologia de banda larga sem fio para fomentar a demanda por chips de comunicação em computadores e outros dispositivos portáteis, tem mais dois projetos de implantação de redes WiMAX em cidades no país. Um deles fica em Ouro Preto (MG) e o outro, em Brasília, informou Leite.

O projeto de Mangaratiba faz parte de planos do governo estadual do Rio para levar Internet a todo o Estado. A cidade vai integrar um corredor de municípios que terão redes WiMAX, o que aumenta a escala de usuários e compra de equipamentos, reduzindo custos, disse Leite. (segue)

Reuters

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.