Mais de 149 milhões de brasileiros não têm acesso à Web


31/03/2003

Mais de 149 milhões de brasileiros, dos cerca de 170 milhões de habitantes do País, não tem acesso à Internet. Segundo dados divulgados pelo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Luiz Guilherme Schymura, a taxa no País é de 7,27 internautas para cada 100 habitantes, enquanto em países como os Estados Unidos este número atinge 65 internautas para cada 100 habitantes.

As informações foram dadas pelo executivo durante evento sobre inclusão digital realizado pela Plano Editorial, nesta segunda-feira, 31, em São Paulo. De acordo com Schymura, o investimento em capital humano é a melhor forma de aumentar a produtividade. “A exclusão digital se acentua à medida que a tecnologia avança e é muito mais complexa que o analfabetismo, pois a pessoa tem que ser alfabetizada e só depois adquirir uma lógica para entender e conseguir acessar a Internet”, afirma.

O presidente da Anatel deu exemplos do quanto o Brasil precisa avançar na área da inclusão digital – enquanto o País possui 6,26 PCs por 100 habitantes, os EUA tem mais de 60 PCs para cada grupo de 100. Na visão de Schymura, a má distribuição de renda é um dos fatores cruciais para esta desigualdade.

Do total de internautas no País, 42% são da classe A, que corresponde a 5% da população brasileira. A classe B, que representa 19% do total, detém 48,7% dos internautas. Os poucos internautas restantes – 9% – são das classes C (32% da população), D (42%) e E (2%). (segue)

Ana Paula Oliveira, do IDG NOW!

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *