Magazine Luiza implanta nova plataforma de intranet

29/06/2006

No aniversário de um ano do lançamento da intranet Portal Luiza, a rede de varejo Magazine Luiza revê o projeto e decide substituir a plataforma de gerenciamento de conteúdo open source, desenvolvida em .NET, pela tecnologia proprietária Lumis Portal Suíte. A nova intranet deve entrar no ar até setembro deste ano.

Até junho de 2005, a rede de varejo Magazine Luiza contava com quase 60 sites internos separados: um para lista de contatos, outro para consultar ao holerite, outro com conteúdo para equipe de vendas etc. Por isso, no começo do ano passado, foi iniciado o projeto do Portal Luiza, que visava a integração de todas essas páginas. “Os funcionários novos, principalmente, demoravam para conhecer todos os sites”, comenta o coordenador do projeto, Ivan Tozzi de Santana. Assim, todas as notícias e informações sobre a empresa ficaram centralizadas, relata. “Também se reduziu a comunicação via e-mail entre escritório central e lojas.”

O desenvolvimento do Portal previu a contratação de quatro pessoas com dedicação exclusiva a publicação de informações, além da criação e implantação de uma ferramenta de gerenciamento de conteúdo – ambos realizados pela equipe interna de TI. “O sistema carregava muito a nossa rede, era lento e exigia conhecimento técnico de quem o operasse”, relembra.
 
Após a experiência de “aprender a função de um portal”, a companhia decidiu realizar o investimento que, segundo Tozzi, custará no mínimo 100% a mais do que a quantia gasta em 2005. “Com o novo portal, mudará o posicionamento das noticias, o formato dos comunicados, além de oferecer funcionalidades como busca e ferramentas de pesquisas aos funcionários”, detalha o coordenador. Segundo ele, o Portal também contará com espaços específicos para cada uma das 11 diretorias e permitirá que informações como de recursos humanos, promoções e devoluções de produtos, provenientes das diferentes áreas, sejam compartilhadas por seus 10 mil colaboradores, que “a partir do momento em que ligam o computador, têm como obrigação entrar na intranet para saber as novidades do dia”.

Por Camila Rodrigues, especial para o COMPUTERWORLD

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.