Luta pelo controle da Internet ganha espaço na ONU


09/12/2003

Um plano controvertido para dar aos governos controle amplo sobre a Internet conquistou os holofotes na conferência das Nações Unidas sobre tecnologia da informação marcada para esta semana, na qual China e Cuba estarão entre os principais defensores da proposta. Líderes de quase 200 países se reunirão em Genebra para a Conferência da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação (WSIS), de 10 a 12 de dezembro, com o ambicioso objetivo de discutir como superar a desigualdade digital e fomentar a liberdade de imprensa.

Mas uma polêmica manobra política para dar a uma organização internacional da ONU controle sobre as questões de governança da Internet, como distribuição de endereços e combate ao spam, praticamente obscureceu todos os aspectos mais virtuosos do evento.

Gerada no Departamento da Defesa dos Estados Unidos décadas atrás, a Internet tornou-se um florescente mercado mundial desde que seu controle foi entregue à comunidade comercial, no começo dos anos de 1990.

Mas muitas pessoas nos países em desenvolvimento acreditam que uma nova abordagem é necessária agora, à medida que a mídia chega à adolescência, um período que verá os países mais pobres aprendendo a usar novas tecnologias para melhorar sua posição competitiva.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.