Lucro com publicidade na internet aumenta 18,2%

09/09/2008

O mercado aos poucos vem ganhando novas formas de negociação com a internet. Esse meio de comunicação instantâneo, abrangente e de fácil acesso tornou-se uma arma poderosa para as empresas, que conquistaram mais um canal de vendas a partir da web. Somente no primeiro trimestre de 2008, o lucro de anúncios on-line atingiram US$ 5,8 bilhões e um crescimento de 18,2% em realção ao mesmo período de 2007, segundo estudo da IAB (Interactive Advertising Bureau).

A integração entre internet e publicidade ainda é considerada uma ferramenta nova, mas que promete crescer pelos próximos anos. Além de trazer bons resultados, o meio eletrônico facilita também a vida dos consumidores, que podem realizar comprar sem sair de casa.

Na visão do diretor de Novos Negócios da agência de publicidade Octopus, Luiz Raposo, com a internet, as pessoas passam têm maior poder de informação. "Além das empresas e investidores, o consumidor também ganha, pois tem opção e pode manifestar sua vontade", diz. Segundo Raposo, diferente do que acontecia no início, a internet deve ser vista como uma plataforma de relacionamento e interatividade entre as marcas, empresas e seus públicos. "Na primeira fase da publicidade na internet havia uma limitação do uso da internet, observávamos apenas aquelas formas tradicionais de publicidade. Hoje é possível uma maior conectividade entre as mídias e os internautas", destaca.

Para o sócio-diretor da agência TRV Comunicação, Thiago Dantas, a internet como forma de publicidade serve para agregar as outras áreas existentes. "É uma forma de comunicação muito bem vinda, se feita da maneira adequada, mas em momento algum substitui os veículos que já existem", considera. Além do custo mais baixo, já que não necessita de impressão, essa forma de publicidade é considerada uma poderosa arma para alavancar as vendas de uma empresa. "No geral, as pessoas utilizam mal a internet. Não sabem transformar investimento na web em lucro líquido", observa o publicitário.

Mercado de trabalho
Para trabalhar com a internet, os profissionais necessitam de esforços específicos. "Os profissionais devem sempre se manter atualizados, pois estamos falando de algo que muda muito rápido e que tem uma variedade enorme de opções", alerta Dantas.

No mercado de trabalho, não é exagero dizer que a publicidade é uma área saturada. No entanto, a fartura de profissionais não garante a facilidade na hora da contratação, revela o empresário. "Hoje temos muitos profissionais nesta área, porém, são poucos os que agregam uma capacidade adequada para exercer a profissão", destaca.

Lucro e Investimento
De acordo com o estudo da IAB , pode-se observar que a internet pode ser uma nova mina para os negócios. Nos últimos três anos, cada trimestre apresentou taxa de crescimento recorde. O investimento publicitário na internet teve um crescimento de 45% no primeiro semestre no Brasil em relação a 2007, de acordo com dados do projeto Intermeios. (segue)

(Colaborou Natália Fernandjes)

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.