Localiza interliga-se a 170 franqueadas via Web


01/11/2002

A Localiza Rent a Car está conectando, via Internet, os sistemas de gestão corporativa de sua empresa franqueadora, a Localiza System, aos de todas as 170 franqueadas no Brasil. O objetivo é padronizar e otimizar os processos operacionais, financeiros e contábeis, melhorando o atendimento ao cliente final.

A implantação está sendo concluída e cerca de mil funcionários serão treinados na matriz em Belo Horizonte (MG) para usar a nova tecnologia, prevista para entrar em operação no dia 1° de janeiro de 2003, época em que a demanda pelos serviços de aluguel de veículos chega a aumentar em até 80% em alguns locais. Numa segunda etapa, que deve começar em 2004, o projeto será ampliado para atender as franqueadas da Localiza na Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Equador e Cancun, México.

Até agora foram gastos mais de US$ 500 mil nessa modernização tecnológica. A quantia inclui a aquisição da solução de gestão empresarial da RM Sistemas e sua adaptação ao que a Localiza batizou de Car E Motion, sistema de gestão de aluguel de carros via web criado em parceria com a A&C para automatizar e reduzir o custo de gestão de contratos. “Teremos um amplo sistema operacional para venda e locação de veículos diária e mensal disponível via internet, assim como os sistemas financeiro e contábil”, diz Aristides Newton, vice-presidente de franchising da Localiza, que faturou R$ 422 milhões em 2001.

Hoje, o sistema de cada franqueado é independente e não integrado à internet. Quando um cliente faz uma reserva em Santos, ela é enviada por intranet. A loja em Santos recebe, imprime e abre contrato para o cliente. Com a web, tudo será feito automaticamente. Na hora em que o cliente ligar, bastará que se identifique.

O franqueado também poderá ter acesso ao banco de dados da Localiza Systems e vice-versa. “Se uma loja em Belém não aluga um carro há três dias, o franqueador pode ser informado a tempo de pensar em ações conjuntas de marketing para resolver o problema”, diz Rodrigo Diniz Mascarenhas, presidente da RM Sistemas.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.