Liquidaweb faz crescer 60% faturamento de lojas virtuais
13/07/2005
A quinta edição da Liquidaweb, promoção conjunta coordenada pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net), proporcionou um crescimento de 60% no faturamento das maiores lojas do varejo on-line do Brasil em relação a 2004 e de 15% em relação à semana anterior. O evento aconteceu entre os dias 1 e 10 de julho, quando as lojas envolvidas ofereceram em seus sites produtos com descontos de até 50%, parcelamento em até 12 vezes sem juros e frete grátis para algumas ofertas.
As lojas participantes foram Americanas.com, Extra.com.br, LivrariaCultura.com.br, LivrariaSaraiva.com.br, MagazineLuiza.com.br, Marisa.com.br, Shoptime.com.br, Siciliano.com.br, SomLivre.com, Submarino.com.br e TokStok.com.br. A iniciativa teve como principal patrocinadora a bandeira Visa, com apoio da Philips.
O coordenador do projeto e consultor da Camara-e.net, Gastão Mattos, afirmou que a LiquidaWeb conseguiu acelerar mais ainda o já alto crescimento do comércio eletrônico no país. “O crescimento foi de 15% comparado com o movimento imediatamente anterior à promoção, porém se observado em relação ao resultado que as lojas alcançaram no mesmo período do ano passado (1 a 10 de julho de 2004), vemos que o crescimento foi de 60%” disse.
Segundo ele, mais importante do que o resultado financeiro das lojas, é a constatação de que o número de consumidores está crescendo entre os usuários de Internet. “Promoções como a Liquidaweb proporcionam para muitas pessoas a primeira experiência de compra pela Internet, fazendo com que essas pessoas deixem de acreditar em alguns mitos. O sucesso de mais uma edição fez com que houvesse consenso entre a Camara-e.net e as lojas participantes de que ainda este ano seja feita outra edição, embora ainda não haja data definida”, concluiu.
No primeiro trimestre desse ano o volume de vendas na Internet brasileira registrou um total de R$ 1,9 bilhão. O número representa um aumento de 47% em relação ao volume de vendas gerado no primeiro trimestre de 2004.
Segundo estudos da E-Consulting, em parceria com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, a expectativa de crescimento no varejo online para 2005 é da ordem de 24%. Em 2004, o comércio eletrônico no Brasil movimentou R$ 7,6 bilhões. Para 2005, o volume de vendas deve chegar a R$ 9,4 bilhões.
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