Linux chega à versão 2.6


17/07/2003

A nova versão do Linux, a 2.6, foi lançada ontem (14) por Linus Torvalds, criador do sistema operacional. Porém, o software ainda está na fase de testes beta. O lançamento do novo kernel, chamado 2.6test, significa que o desenvolvimento do kernel (núcleo) vai mudar o foco do desenvolvimento de novos recursos para teste de bugs enquanto a comunidade Linux se move para lançar uma versão final do 2.6 nos próximos meses.

“A meta das versões de teste é fazer com que mais pessoas descubram que precisam de testes e conseguir com que alguns desenvolvedores descubram que é tarde demais para se preocupar com o próximo grande recurso”, escreveu Torvalds em uma mensagem para a lista de discussão dos desenvolvedores do kernel.

A chegada do código de testes envia uma mensagem aos desenvolvedores de software e distribuidores de Linux, segundo Joseph Pranevich, administrador de sistemas do Terra Lycos e observador do kernel do Linux há algum tempo. “Ele diz: estamos na geladeira, não vamos fazer mais mudanças, e muito do que você verá, além da estabilidade, é o que vai ter. Agora é a hora dos interessados em desenvolver aplicações darem uma olhada no 2.6 e ficarem informados sobre o assunto”, afirmou.

Ninguém sabe quanto tempo vai durar a fase de testes do Linux 2.6, mas Torvalds foi otimista ao dizer que serão menos que os sete meses para chegar à versão final do Linux 2.4, vítima de diversos atrasos. “Espero (e acredito) que teremos menos problemas na atual 2.6.0”, escreveu. “Mas teremos alguns testes lançados antes da coisa real.”

Robert McMillan, IDG News Service, EUA – Com tradução de PC World

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.