Links patrocinados vão render US$14,8 bi em 2008
05/08/2003
O sistema de links patrocinados em sistemas de busca na web vai de vento em popa financeiramente, segundo a Jupiter Research: este mercado vai render 14,8 bilhões de dólares em 2008, diz o instituto.
Há dois anos, diz a Jupiter, os links patrocinados eram responsáveis por apenas um em cada dez dólares gastos com publicidade online. Mas, em 2003, o mercado verá um crescimento de 48%, chegando a 1,6 bilhão de dólares. E daqui para a frente, dentro dos próximos cinco anos, a taxa de crescimento anual deverá ser de mais de 20%, prevê o instituto.
A Jupiter entrevistou executivos de marketing de pequenas e grandes empresas e descobriu que 82% (entre os grandes) e 61% (dos pequenos) pretendem investir na busca patrocinada. E 74% do total de entrevistados classificaram este sistema como “melhor” ou “muito melhor” para seus negócios que os banners. “O impacto da busca é monstruoso”, acredita David card, diretor de pesquisas do instituto Jupiter. “E ela definitivamente está dirigindo a publicidade online para uma recuperação em curto prazo”.
Enquanto isto, em 2003, a publicidade tradicional na web vai declinar um pouco com relação a 2002, mas terá um crescimento sólido nos próximos cinco anos. Em 2008, principalmente com a popularização da banda larga, a publicidade web tradicional deve alcançar 7,1 bilhões de dólares em faturamento. Outra modalidade de anúncios, a dos classificados, crescerá do 1,6 bilhão de dólares em 2003 para 3,3 bilhões em 2008.
Renata Mesquita, do Plantão INFO
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!