Jovem assiste menos TV por causa da web No ratings yet.


17/05/2005

Quase metade dos jovens internautas brasileiros assiste menos televisão em função da web. É o que afirma uma pesquisa da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em parceria com o site de fidelização online Dotz, divulgada nesta quarta-feira (12/05).

O estudo mostra ainda que não é só a TV que tem menos público, mas também jornais e revistas perderam significativa parcela de jovens leitores.

O estudo levantou as características do acesso e uso da rede para atividades de comunicação, informação e transação, seu impacto sobre o consumo de outras mídias e a posse de bens relacionados com o meio digital de 420 jovens brasileiros entre 16 e 24 anos, e as comparou com trabalhos similares em outros países.

De acordo com a pesquisa, 47,1% dos jovens declararam que o tempo que passam assistindo televisão diminuiu desde que começaram a utilizar a web. Para os jornais, o número foi de 41% e para as revistas, 30,5%. Os dados são consistentes com pesquisas similares realizadas nos Estados Unidos, Inglaterra e Espanha.

O motivo para a crescente substituição de mídias talvez seja o novo hábito do jovem brasileiro. Cerca de 48% “sempre” utilizam a web para buscar notícias em geral e 30% “sempre” utilizam a rede para buscar informações culturais, mesmo percentual verificado para busca de informações sobre emprego e mercado de trabalho.

Conforme informou Marcelo Coutinho, professor da ESPM, os pesquisados foram selecionados da lista de membros do programa Dotz e, por isso, possuem um perfil diferenciado em relação ao usuário brasileiro médio de internet.

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *